Noticia

Cunha é prenúncio de período obscuro para LGBT, diz Kokay

A eleição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a Presidência da Câmara dos Deputados deixou pessimistas os deputados que defendem causas progressistas, em especial os que lutam pelos direitos LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). “É um anúncio de que vamos navegar períodos difíceis, de muito obscurantismo, e de uma lógica extremamente anti-democrática”, prevê a deputada federal Érika Kokay (PT-DF).

Antes de ser eleito, o peemedebista afirmou que, com ele no cargo, a base aliada ao governo teria dificuldades para votar temas como a criminalização da homofobia e a regulação da mídia. Integrante da bancada evangélica, Cunha também já se posicionou contrário à legalização da maconha e à alteração da legislação sobre o aborto.

“O presidente jamais poderia dizer o que ele vai colocar ou não em pauta. Nem que não colocará a criminalização da homofobia em discussão porque ele não tem poderes para isso”, disse Kokay.

“A presidência da Câmara não é um instrumento de defesa de interesses partidários ou de visões pessoais. Aqui representamos o conjunto dos interesses da sociedade, que devem ser respeitados”, completou.

Para a parlamentar, se o presidente mantiver essa postura, não é apenas a discussão no movimento LGBT que será prejudicada, mas a democracia. “Ele diz que vai respeitar a maioria, e ela deve ser respeitada, mas a democracia também pressupõe o respeito dos espaços da minoria”.

De acordo com a deputada, temas como a criminalização da homofobia e o casamento civil igualitário estão maduros para serem apreciados pelo Estado, já que são frutos de uma construção da própria sociedade. “Ele não pode negar a apreciação desses assuntos. E isso indica o nível de dificuldade que vamos ter  e uma tentativa de mergulhar o poder legislativo num retrocesso à própria construção da Constituição Brasileira”.

Samanda de Freitas, coordenadora de Promoção dos Direitos LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos, lamenta a posição de Cunha. “Isso é muito ruim. Nós sabemos do poder do presidente da Casa e, como não apoia, poderá dificultar. Mas existe um Regimento Interno da Câmara e deverá ser respeitado. Caso contrário, vamos nos posicionar”, prometeu.

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) também criticou a eleição de Cunha. “Tempo ruim virá pra todos nós – progressistas, minorias e pobres em geral – se algum vento não dissipar as nuvens de chumbo!”, avaliou em seu perfil no Facebook.

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo