BannerDistrito FederalGeralHome

Nota: PT e partidos de oposição representam no MPDFT contra má gestão de Ibaneis no Metrô DF

Diante do descaso do governador Ibaneis com o Metrô/DF, que tantos problemas tem causado a população do DF, seja com incêndio nos trens, picos de falta de energia e muita lotação, o Fórum Permanente de Oposição, composto por PT, Psol, PCdoB, PSB, Rede Sustentabilidade e PDT, apresentaram Representação ao Ministério Público.

Na representação, esses 6 partidos pleiteiam que seja instaurada investigação sobre a ausência de investimento do Distrito Federal no Metrô/DF, apurando-se a responsabilidade dos gestores tanto na correta aplicação das verbas pública disponíveis quanto na ausência de entrega de um serviço público eficiente para toda população do Distrito Federal.

A representação concentra-se na defesa do Metrô/DF, abordando a má gestão financeira e falta de investimento, o que resulta no sucateamento do Metrô e afeta diretamente a segurança da população, além do risco iminente da privatização, interesse manifesto do atual governador Ibaneis Rocha.

Principais pontos da representação:

– Transparência e Participação Pública: a representação enfatiza a importância de uma tomada de decisão aberta e democrática, envolvendo ativamente a comunidade no processo de defesa do Metrô DF.

– Respeito às Legislações Vigentes e Garantia dos Interesses da População: a representação busca assegurar o cumprimento rigoroso das leis vigentes e garantir os direitos e interesses da população, conforme estabelecido pela Constituição.

– Impactos da Falta de Manutenção e Investimentos: a situação crítica do Metrô/DF, evidenciada pela falta de manutenção preventiva e modernização da frota, resultou em uma série de transtornos e incidentes, incluindo interrupções do serviço devido a curtos-circuitos, incêndios com explosões em vagões e panes elétricas. É imperativo destacar a urgência em resolver esses problemas para garantir a segurança e a eficiência desse importante meio de transporte para a população do Distrito Federal.

O PT DF reafirma seu compromisso com a defesa dos interesses da população do Distrito Federal, que tem no transporte público um dos seus principais problemas.  A representação deverá garantir a segurança e a defesa do patrimônio público, como também o funcionamento eficiente do Metrô/DF, que fornece um serviço essencial à população.

Comunicação PT DF

Rose Escobar, jornalista – (61) 98105-7194

Ana Paula Cusinato, Secretária de Comunicação – (61) 99301-0145

Arquivo disponível em PDF nesta página:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo