BannerDiretório Regional PT DFDistrito Federal
Tendência

Governo Ibaneis é uma farsa: não sabe administrar, mente e não é confiável

Em cerimônia de assinatura da lei que reestrutura a carreira dos servidores da Assistência Social do DF, aprovada na Câmara Legislativa, o atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, atacou os governos anteriores, citando nominalmente o PT, acusando de “desorganização orçamentária” e “irresponsabilidade com o trato da coisa pública”.

Em seu discurso, Ibaneis ataca:

“Quem teve no passado aqui sabe a desorganização que foi isso aqui no governo do PT, no governo do Rollemberg, onde ninguém conseguia nada porque a desorganização orçamentária era enorme e a irresponsabilidade com o trato da coisa pública era enorme.”

A atitude de Ibaneis é cabível de ser configurada como crime de difamação, que ainda utiliza do lugar privilegiado de governador do DF para acusar instituições e pessoas em evento público.

Como muito bem destacou o deputado Gabriel Magno em discurso na tribuna da Câmara Legislativa do DF, Ibaneis precisa ser lembrado da quantidade de denúncias de corrupção em seu governo, ainda em apuração na Justiça, com o agravante de a maioria ser justamente na Saúde, área mais fragilizada no Distrito Federal.

Com ex-secretários de saúde presos em casos que envolviam questões da covid-19, gestão de Ibaneis dos hospitais geridos pelo Iges-DF e dos geridos diretamente pela Secretaria de Saúde é péssima e tem número alarmante de denúncias de corrupção, com apuração em andamento.

Enquanto o povo do DF lutava pela vida durante a Pandemia da Covid-19, o governo Ibaneis instalou na Saúde do DF um balcão de negócios.

Citamos aqui alguns dos escândalos de corrupção no governo Ibaneis:

– prisão do secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, durante a Operação Falso Negativo, por irregularidades na aquisição de testes rápidos para detecção da covid-19 para a rede pública de saúde, com operação do Ministério Público;

– denúncia de corrupção por irregularidades na contratação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), com operação do Ministério Público;

– possíveis crimes de fraude na locação de um imóvel do empresário e ex-vice-governador do DF Paulo Octávio para a administração central da Secretaria de Saúde do DF, com operação do Ministério Público;

– possível prática de associação criminosa e crimes de lavagem de bens, direitos e valores no Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF), com operação deflagrada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil do DF;

– créditos milionários para empresas de ônibus.

E não foi apenas na Pandemia da Covid-19, a Saúde do DF está em situação caótica. Ibaneis conseguiu colocar o Distrito Federal no pódio dos casos de morte por dengue neste ano.

A Assistência Social tem relação direta com a Saúde da população e foi no governo Ibaneis que tivemos pessoas morrendo na fila do CRAS para regularizar o Cadastro Único. O CRAS é a principal porta de entrada do serviço social, mas a falta de servidores, a estrutura precária e o aumento da miséria tornaram a assistência social do DF a mais caótica da história.

Ibaneis finge que não sabe que tudo está interligado, que a governança precisa ser sistêmica, que as suas várias Secretarias precisam dialogar e olhar para o povo do Distrito Federal como sujeitos de direitos, principalmente de direitos humanos.

Ibaneis é incompetente para a gestão, por isso terceirizou a Saúde com o Iges, o que na prática aumentou a corrupção e piorou o serviço. Por isso quer privatizar a Rodoviária do Plano Piloto, porque não consegue liderar as diversas pastas para atuar em conjunto, para resolver os problemas reais da cidade.

Não há como melhorar a vida no Distrito Federal sem a geração de empregos, sem investimentos na educação, sem oferecer um transporte público de qualidade.

O Distrito Federal é campeão, proporcionalmente, no número de pessoas em situação de rua. Ibaneis tenta tirar essas pessoas da rua sem oferecer moradia digna, emprego, acompanhamento qualificado de saúde mental e uma série de políticas públicas necessárias para todas as pessoas viverem com cidadania.

E o número que mais nos aflige neste momento no Distrito Federal mostra o descaso do governo Ibaneis com a segurança pública e com as mulheres: em 2023 o DF teve o aumento de 250% nos casos de feminicídio, ou seja, mulheres que foram mortas pelo fato de serem mulheres, marcando a Capital como a unidade da federação com o maior índice desse crime bárbaro. Todos sabem bem que há muitas estratégias já testadas de prevenção e combate ao feminicídio, que Ibaneis ignora e segue omisso nessa e em tantas outras questões relevantes para o povo do DF.

A boa gestão dos recursos públicos, governador Ibaneis, é a política pública executada com qualidade e atendendo todas as pessoas.

O PT-DF encaminhará interpelação judicial contra o governador, reivindicando explicações e retratação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo