BannerComitês Populares de Luta

Inauguração do Comitê Popular do Córrego do Arrozal mobiliza mais de cem pessoas

Comitê representa o Núcleo Rural do Arrozal, em Planaltina e tem como principal objetivo eleger eleger Lula presidente, Rosilene Corrêa Senadora e Leandro Grass governador do DF, além de João Dão a deputado distrital

Com uma população de cerca de 4500 pessoas, o Núcleo Rural do Arrozal, localizado entre Planaltina e Sobradinho, agora conta com um Comitê Popular Rural de Luta. Inaugurado no dia 23 de julho, o lançamento contou com a presença de mais de cem pessoas e tem como meta eleger Lula presidente, Rosilene Corrêa Senadora e Leandro Grass governador do DF.

Coordenado pelos companheiros João Batista Teixeira, o Arnica e Admilson Gomes, conhecido como PS, o Comitê do Arrozal tem, entre suas bandeiras de luta, a regularização da área rural que, atualmente, pertence à União. Arnica explica que a comunidade existe á mais de 40 anos e que os habitantes reivindicam a posse definitiva da terra. “Hoje a União cobra um valor de R$ 190 mil por cada gleba. Nós não podemos pagar esse preço e queremos o perdão da dívida e a garantia de nosso direito à terra, já que ocupamos esse espaço há mais de quatro décadas. Essa é uma das lutas do Comitê Popular Rural do Arrozal.”

Outra luta do Comitê é a mudança da administração do Núcleo Rural, que hoje pertence à Planaltina, para a Região Administrativa (RA) de Sobradinho. Segundo Arnica, a comunidade fica localizada há apenas 10 minutos da cidade de Sobradinho, sendo que a distância para Planaltina resulta em 40 minutos de viagem. “Para nós, é muito melhor que a RA de Sobradinho assuma legalmente nossa região, pois todo nosso dia-a-dia é feito nessa cidade. Pela distância que ficamos de Planaltina, é inviável nos dirigirmos para lá. Por isso, queremos consolidar essa mudança de polígono”, explica ele.

Arnica diz ainda que pretende mobilizar pelo menos mais quatro reuniões importantes no Comitê, antes das eleições. “Vamos nos manter ativos para eleger Lula presidente, Rosilene Corrêa Senadora e Leandro Grass governador. É com eles que vamos trabalhar para melhorar a vida da comunidade, dos nossos bairros e de nossa gente.”

Entre as lideranças presentes à inauguração estão a deputada federal Erika Kokay, candidata à reeleição, Olgamir Amância, vice na chapa de Leandro Grass ao GDF e Jacy Afonso, presidente do PTDF, elias Barbosa de Moraes, presidente do sindicato dos Rodoviários e João Dão, candidato a deputado distrital.

Comitês Populares no DF

O Distrito Federal já conta com 107 Comitês Populares de Luta cadastrados. O objetivo é que, cada Comitê, influencie a criação de outros Comitês que, a partir do dia 16 de agosto, quando começam oficialmente as eleições, esses espaços sejam requalificados para Comitês Eleitorais de Luta. Após o pleito de 2 de outubro, com a vitória de Lula presidente, devem se tornar Comitês de base para manter acesa a chama da democracia e do governo popular, junto à população.

Já criou seu Comitê de Luta? Se sim, registre AQUI
Para saber como criar um, acesse o site comitepopulardeluta.org.br
Em caso de dúvidas, envio de informações e fotos de seu Comitê, mande uma mensagem para o
ZAP dos Comitês Populares: 99962-6397


Imagens do lançamento do Comitê Popular do Córrego do Arrozal

Deputada Erika Kokay discursa no lançamento do Comitê Popular Rural do Córrego do Arrozal
O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Elias Barbosa participou do evento




PTDF

Envie informações ou dúvidas sobre os Comitês Populares de Luta pelo Zap dos Comitês

PTDF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo