BannerDistrito Federal

Diálogos Culturais, no Conic, reúne o pré-candidato ao GDF Leandro Grass, com artistas e produtores da cultura

Nesta terça-feira (14), artistas, produtores, trabalhadores e fazedores de cultura de diversas áreas e regiões do DF estiveram presentes contribuindo com propostas de políticas públicas culturais para o programa de governo da Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB), no encontro Diálogos Culturais, realizado no Conic, com a presença do pré-candidato ao Governo do Distrito Federal, Leandro Grass.

Como músico, pesquisador cultural pela UnB e gestor de cultura, Leandro disse que o setor é uma prioridade política, desde que iniciou seu mandato distrital em 2019. Ele afirmou ainda que, “a política cultural tem sido atrapalhada pela política institucional e pelas lideranças políticas que, nesses últimos anos não entenderam o valor da cultura no processo do desenvolvimento sustentável e na garantia de outros direitos, não entenderam a transversalidade da cultura como uma política que dialoga com outras áreas importantes da sociedade e do Estado.”

O pré-candidato ao Governo do Distrito Federal, Leandro Grass (Federação PV, PT, PCdoB)

Estiveram presentes as pré-candidatas a deputadas distritais Thelma Melo, Mariana Rosa e Sheila Campos (Coletive Chão). E o pré-candidato a deputado distrital Jeann Cunha (PV).

Sheila Campos, pré-candidata à Câmara Legislativa pelo Coletive Chão, pontuou que “pela primeira vez na última década, senão em mais tempo, um pré-candidato a governador do Distrito Federal busca dialogar com o segmento cultural, em diversificadas ocasiões, sobre consolidar a Cultura em suas múltiplas expressões como um dos pilares de sua futura gestão! Parabéns, deputado Leandro Grass! Isso demonstra sua compreensão do papel da cultura na criação e manutenção do pacto civilizatório”.

Para Thelma Melo, também pré-candidata à CLDF, o encontro “foi um evento potente com muitos representantes da cultura do DF, onde frisamos a necessidade de colocar a cultura no orçamento, aumentar o diálogo com o setor e criar políticas públicas de estado de manutenção de coletivos culturais e residência artística, fazendo do DF um polo de referência cultural para o Brasil. E estamos convictos que isso só será possível com um governo de esquerda e com Lula presidente”, disse ela.

E Mariana Rosa, outra pré-candidata a deputada distrital, finalizou, destacando que a emancipação da Cultura é uma pauta importante, necessária e urgente para o DF. “O encontro de ontem com o nosso candidato Leandro Grass, onde debatemos nossas propostas para a área cultural, mostrou uma postura inovadora, que é começar o relacionamento político ouvindo os seus novos parceiros. Parabéns, meu futuro governador!”

Da esquerda para a direita, as pré-candidatas à CLDF, Thelma Melo e Sheila Campos (Coletive Chão), Leandro Grass e Mariana Rosa e Jeann Cunha, que também vão disputar a Câmara Distrital


O Secretário de Cultura do PTDF, Yuri Soares, lembrou que a cultura é estratégica como projeto de governo. “A extrema direita, onde ela governa, coloca sempre a guerra cultural como eixo central de sua narrativa e tem a destruição das políticas culturais também como eixo central de sua política”.

Outro ponto abordado pelo secretário foi sobre a importância da criação do Comitê Popular da Cultura no DF e o apoio permanente ao setor, demonstrado pelo ex-presidente Lula. “Lula coloca a necessidade de uma revolução cultural, além de recriar o Ministério da Cultura. Precisamos discutir como vai ser o Comitê da Cultura aqui no DF e lidarmos com as questões políticas e culturais daqui”, complementou.

Yuri Soares, secretário de Cultura do PTDF

Fotos: Yuri Soares
Vídeos: Ascom Leandro Grass

PTDF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo