BannerDistrito Federal

Após denúncias, secretário de saúde do DF é exonerado

Secretário de Saúde do Distrito Federal, general Manoel Pafiadache é exonerado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), neste domingo (5).

Pafiadache é o quinto secretário que passa pela pasta da saúde, Lucilene Florêncio de Queiroz, vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do DF (Iges-DF), deve assumir a cadeira.

A substituição foi um pedido do gestor da pasta, após mais um escândalo em instituto que gere hospitais do DF. Ministério Público apura suspeita de irregularidades em contrato de R$ 17,2 milhões

O general assumiu a secretaria de Saúde do DF em agosto de 2021. Sua nomeação ocorreu após a exoneração de Osnei Okumoto.

Parlamentares cobram apuração das denúncias de corrupção no IGES

O deputado Leandro Grass (PV) afirmou que “há uma organização criminosa à frente da Saúde” e pôs em dúvida as motivações pessoais do governador no caso sob investigação. “Como é que pode um amigo pessoal do governador alugar sem licitação um prédio para o governo?”, questionou Grass, em referência ao sócio do Cepe, um dos empresários investigados. 

O deputado Chico Vigilante (PT) lembrou que quando a criação do instituto foi anunciada, fez um alerta aos colegas. “Naquela época eu discursei nesta tribuna dizendo que esse tipo de instituto só deixou rastros de corrupção por onde passou”, afirmou. 

Para o deputado Fábio Félix (PSOL), não há outra saída a não ser a extinção do instituto. “A população não aguenta mais. Temos que lutar pelo fim do Iges e pela volta do comando único da Secretaria de Saúde”, defendeu.

Com informações de BsB Capital e Brasil de Fato

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo