BannerDistrito Federal

Zonais do PT: Iolanda Rocha é a presidenta do PT Samambaia; RA foi criada em 1989 e abriga cerca de 240 mil pessoas

Em continuidade à série de apresentações dos presidentes e presidentas das Zonais PT DF, apresentamos hoje, a presidenta do PT Samambaia, Iolanda Rodrigues Rocha. Samambaia é a 12ª Região Administrativa do DF e, atualmente, sua população é em torno de 240 mil habitantes.

Baiana de nascimento, iniciou sua militância nas Comunidades Eclesiais de Base e foi uma das fundadoras do Movimento Popular e Histórico de Canudos, na Bahia. Em Brasília desde 1991, formou-se pedagoga, com especialização em Educação, Democracia e Gestão. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, atua na Educação do Campo, tendo exercido cargos na direção do Sinpro e da CUT DF.

Filiada ao PTDF desde 1997, foi secretária de finanças, vice-presidenta do partido e, atualmente, é a presidenta do PT de Samambaia.

Socioambientalista, atuou na fundação do Movimento Resgate do Parque Três Meninas, em Samambaia. Também, exerceu a função de secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SMAD) do PTDF na gestão anterior. Atualmente, é membro do coletivo nacional e regional da SMAD. Além disso, compõe o Conselho Editorial da Revista Xapuri Socioambiental.

Iolanda explica que, em sua gestão, o PT de Samambaia tem desenvolvido atividades voltadas para o acompanhamento dos problemas da cidade. Durante o isolamento social provocado pela pandemia, a Zonal organizou arrecadação e distribuição de cestas básicas para as pessoas mais vulneráveis.

Em ações conjuntas com as Zonais do Recanto das Emas, Taguatinga e Ceilândia tem organizado atividades militantes visando o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores, além de denunciar os governos de  Ibaneis Rocha (MDB) e Bolsonaro.

Atividade do PT Samambaia com a presença do presidente do PTDF, Jacy Afonso

Para as eleições de 2022, o PT Samambaia está empenhado em fortalecer a candidatura de Luís Inácio Lula da silva e colaborar na construção de um consenso para as eleições no Distrito Federal. Além disso, a Zonal está fazendo um levantamento dos filiados que queiram se disponibilizar para as candidaturas proporcionais.

Iolanda explica que, desde sua fundação, em 1989, Samambaia abrigou famílias de diversas regiões do DF e do país, impulsionadas pela expansão imobiliária e programas de habitação do governo. Atualmente, com cerca de 240 mil habitantes, a cidade conta com excelente comércio e um movimento cultural atuante, que lutou e conquistou, por exemplo, o Complexo Cultural de Samambaia, principal palco das atividades artísticas e culturais.  Além disso, conta com a ARIE JK e com dois grandes parques, o Três Meninas e o Parque Gatumé, que tornam o local privilegiado em qualidade de vida para seus habitantes. “Embora a desigualdade social, como no restante do país, seja um desafio a ser enfrentado”, frisa a presidenta.

Samambaia – RA XII – Um breve histórico

Apesar de a Região Administrativa de Samambaia ter sido criada em 25 de outubro de 1989 pela Lei nº. 49, que a definiu como RA XII, sendo os seus limites fixados pelo Decreto n.º 11.921, a cidade de Samambaia foi fundada no dia 25 de outubro de 1989, para assentar famílias vindas de diversas partes do país e do Distrito Federal.

O projeto urbanístico foi elaborado 11 anos antes, em 1978, pelo Plano Estrutural de Organização Territorial – PEOT implementado em 1982. Os primeiros lotes na cidade foram vendidos na quadra 406 e no Setor de Mansões Leste (hoje Taguatinga). Já em 1985, os primeiros moradores começaram a viver na cidade.

Três anos após as primeiras ocupações, foram construídas 3.381 casas destinadas a famílias de baixa renda, principalmente de funcionários públicos. A casa própria foi adquirida com o apoio do Sistema Habitacional de Interesse Social – SHIS mediante financiamento do Banco Nacional.

A partir de 1989 a cidade passou a receber um grande número de famílias em busca do seu ‘lugar ao sol’. Hoje Samambaia figura entre as cidades que mais crescem no Distrito Federal e no Brasil, de olho no desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.

Composição do Diretório
O Diretório do PT Samambaia é composto por 22 titulares e 16 suplentes, sendo eles:

Titulares: Iolanda Rodrigues Rocha, Paulo Albuquerque G. Filho, Rejane de Jesus Vieira, Adriana Alves Santos, Efraim Batista de Souza Neto, Cleresmarcson Dantas da Silva, Rivanda Pereira da Silva, José Luís Dias Borges, Candido Lima Leite, Maria das Dores Fonseca Goes, Jucimeire Barbosa da Silva, Maria Emilia Alves, Ana Luiza Alves Albuquerque G. Santos, Antonio F. Barbosa, Adjanio França Santos, Roseane S. Souto, Hélio Donizete L. Garcia, Roberto Ricardo S. Oliveira, Elany Layra Pereira, Adriana Dos S. Lino, Helen Vanessa da Silva Santana, Hiura Thayna Soares Gonçalves.

Suplentes: Jaime Gomes Cardoso, Luiz Alberto Pimentel Martins, Silvan Silva Neves, Sergio Ronaldo da Silva, Maria Maura de Andrade, Jucimeire Barbosa da Silva, Terezinha Barbosa Farias Vieira, Antonio Aparecido R. Santana, Ana Paula de Araújo Nogueira, Dimas da Rocha Santos, Bruno dos Santos Rocha, José Ferreira de Souza, Ana Paula de Araújo Nogueira, Yandara Fonseca Gois da Silva, Claudia Braga de Moura, Raquel Gomes Silva

PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo