BannerDistrito Federal

Ativistas promovem ato pela reforma emergencial do Teatro da Praça de Taguatinga, que está abandonado pelo GDF, na próxima terça (11)

O Teatro encontra-se fechado ao público em situação de total abandono e suas condições físicas apresentam risco para a população

O Conselho Regional de Cultura de Taguatinga e o Movimento Cultural da cidade, com apoio da Zonal do PT Taguatinga, vão realizar um ato pela reforma emergencial do Teatro da Praça, na próxima terça-feira (11), às 9 horas, em frente ao Teatro, no centro de Taguatinga. O Teatro de Taguantinga é considerado um patrimônio cultural da cidade e encontra-se abandonado pelo GDF. Desde 2012 há denúncias de descaso com o local.

O Teatro da Praça, um dos espaços mais importantes na história da cultura em Taguatinga, está abandonado. Situado próximo a Praça do Relógio, integra o Centro Cultural Teatro da Praça, que abriga a Biblioteca Machado de Assis, a Escola Industrial de Taguatinga (EIT) e a Policlínica da Associação dos Trabalhadores em Educação (ASTE).

Inaugurado em 1966, situado próximo à Praça do Relógio, o teatro dispõe de 267 lugares para o público. Nos anos de 1980, o local viveu os melhores dias com as Semanas de Arte e Cultura, que, durante cinco anos, promoveram exibições de filmes, apresentações de dança, teatro, música e artes plásticas. Contudo, o inicio dos anos de 1990 foi marcado pelo abandono até 1996, quando o centro cultural passou a ser coordenado por um convênio entre a Administração Regional e a Secretaria de Cultura. Desde 2007, recebeu o selo de tombamento provisório concedido pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal(DePHA). No entanto, o título não se traduziu em um verdadeiro cuidado com a preservação do espaço.

Os organizadores da manifestação argumentam que o estado de abandono apresenta risco para a população. “Para que esse patrimônio cultural de Taguatinga possa ser reaberto ao público, faz-se necessário uma reforma emergencial de troca de telhas quebradas e amarração apropriada do telhado, revisão da parte elétrica e reparos nos banheiros”, explica Leda Gonçalves, secretária de Formação do PTDF, membro da Zonal do PT de Taguatinga e colaboradora na organização do ato.

Segundo ela, o Conselho Regional de Cultura de Taguatinga (CRCT) está em luta pela reforma emergencial do Teatro da Praça. “Várias ações já foram realizadas pelo CRC, mas, a Administração Regional de Taguatinga não age para colocar o Teatro em condições de uso para a população.”

Yuri Soares, secretário de Cultura do PTDF, avisa que a Secretaria de Cultura também estará presente na manifestação, assim como esteve presente no ato pela reforma do Teatro Nacional, ocorrido no início de dezembro do ano passado, pois compreende que é urgente a reforma e reabertura dos espaços culturais fechados. “É preciso dar prioridade e colocar no centro do debate estes espaços. É uma questão de prioridade política”, diz ele.

Os organizadores convidam a toda a população para o ato público que vai exigir a reforma emergencial do Teatro da Praça, de forma que ele possa ser reaberto à população.

Saiba mais sobre a história do Teatro da Praça de Taguatinga AQUI

Serviço

Ato pela Reforma emergencial do Teatro da Praça de Taguatinga

Onde: Em frente ao Teatro da Praça, Centro de Taguatinga

Data: 11/01/2022

Concentração: 9h

PT DF com informações de Correio Braziliense e Brasil Popular

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo