BannerDistrito Federal

Setorial de Pessoas com Deficiência denuncia consulta do MS para uso de eletrochoque em autistas; Assine a nota contra

O Setorial de Pessoas com Deficiência do PTDF conclama a toda a população, lideranças e movimentos de defesa de Direitos Humanos a se engajarem na luta contra essa proposta

O Setorial de Pessoas com Deficiência do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal denuncia o teor da consulta pública do Ministério da Saúde que propõe o uso de ECT (eletroconvulsoterapia/eletrochoque) para o tratamento de casos de agressividade recorrentes a pessoas dentro do Espectros Autista.

O uso desse tipo de tratamento viola a convenção dos direitos humanos e é considerado como tortura pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A eletroconvulsoterapia (ECT) é um procedimento que utiliza uma corrente elétrica a fim de produzir uma convulsão generalizada, conhecido popularmente como eletrochoque.

O Setorial de Pessoas com Deficiência do PTDF conclama a toda a população, lideranças e movimentos de defesa de Direitos Humanos a se engajarem na luta contra essa proposta.

“Mesmo sem evidências científicas, o documento propõe a aplicação de eletroconvulsoteria (ECT) para controle de comportamento agressivo em pessoas autistas e/ou com deficiência intelectual. Precisamos barrar a possibilidade do uso de  convulsoterapia como tratamento para autistas no SUS”, conclama Anna Paula Feminella, coordenadora do Setorial.  

Clique AQUI para aderir a Nota de Protesto à Consulta Pública Conitec/SCTIE nº 107/2021. Fortaleça esse movimento!

Assista ao vídeo da ativista Erika Curado com uma explanação sobre o que representa o eletrochoque para as pessoas do Espectro Autista.


PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo