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Pedro Celso é o novo coordenador do Setorial de Transportes

Com três diretrizes para melhorar a mobilidade urbana, o Setorial propõe, entre outras medidas, a retomada do Conselho de Transportes do DF, o desestímulo à utilização de veículos individuais, com estímulo a transportes coletivos e a construção de um sistema de mobilidade urbana, único e integrado, que garanta deslocamentos – por trem, metrô, ônibus, automóvel, motocicleta, bicicleta e a pé

Com plenária única, o Setorial de Transportes elegeu o companheiro Pedro Celso para a coordenação dos trabalhos no próximo período. Pedro Celso, rodoviário e ex-deputado federal representante da categoria obteve 45 votos, garantindo 4 delegados para o Encontro Nacional.

a data da realização das plenárias deliberativas ocorridas: foi uma plenária que ocorreu no dia 11/11 as 10h

Entre as principais propostas estão as diretrizes para o Projeto de Mobilidade Urbana do PT – DF, como a retomada imediata do Conselho de Transportes com transparência das informações operacionais e financeiras, com caráter deliberativo, com ampliação da sua composição para sociedade civil.

A segunda diretriz é a prioridade do transporte coletivo em relação ao transporte individual motorizado. Pedro esclarece que essa prioridade reduz custos sociais e econômicos. “Para isso, é preciso desenvolver iniciativas e ações que desestimulem o uso do carro e estimulem o uso do transporte coletivo e da mobilidade ativa, medidas que, além de contribuir para melhoria do trânsito, também é um auxílio à preservação dos recursos do planeta”, diz ele.

A terceira diretriz é a construção de um sistema de mobilidade urbana, único e integrado, que garanta deslocamentos – por trem, metrô, ônibus, automóvel, motocicleta, bicicleta e a pé –, prazerosos, seguros e de baixo custo, individual e coletivamente, bem como ambiental e sanitariamente saudáveis.

Outras medidas fundamentais para a melhoria do sistema atual:

 ★ Rede e Modelo Operacional: reorganização das linhas em um sistema troco-alimentador, incluindo o metrô, e a implantação da integração.

★ Financiamento: criação da CIDE Distrital e implantação da gestão de estacionamentos.

o destinação dos recursos arrecadados com os estacionamentos rotativos para um Fundo de Mobilidade Urbana sob controle social do Conselho de Mobilidade com representação de usuários dos transportes públicos, entidades e coletivos de Mobilidade de todo o DF e representantes da periferia metropolitana.

★ Infraestrutura: implantação de corredores exclusivos e das faixas exclusivas de ônibus.

o As faixas exclusivas têm baixo custo, são de rápida implantação, aumentam a velocidade e a atratividade do transporte público coletivo e favorecem diretamente a população de mais baixa renda. Sua implantação está prevista no PDTU e no edital de licitação e podem ser priorizados com recursos próprios do GDF, conforme prevê a Lei Federal 12.587/12, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

★ Gestão: implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), previsto na licitação, e apuração do Índice de Qualidade do Transporte (IQT).

★ Comunicação: disponibilização de informações online para o usuário planejar sua viagem.

★ Integração Modal: continuidade da implantação da rede cicloviária e sua integração aos terminais e estações do transporte público.

★ Região Metropolitana: Integração tarifária entre o Sistema de Transporte Público Coletivo do DF e o Serviço Interestadual Semiurbano de Passageiros que opera na RIDE.

Dirigentes eleitos

Geraldo Eduardo da Silva, João Osório da Silva, Amanda Gomes Corcino, Joselita de Andrade Medeiros, Edivan Pedreira Ramos, Lara Caldas Fernandes da Silveira

PT DF



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