BannerDistrito Federal

Nota de repúdio – Secretaria de Combate ao Racismo

É com veemente indignação que o Partido dos Trabalhadores manifesta seu repúdio aos ataques racistas mais uma vez perpetrados contra os símbolos das tradições de matriz africana presentes na praça dos Orixás.

Na noite da ultima quinta feira, 26 de agosto, a imagem de Ogum foi completamente destruída, com a decapitação da estátua e incêndio do restante da obra. Os criminosos envolvidos nesse ataque fizeram questão de sinalizar o seu ódio inclusive pendurando a cabeça da estátua em uma das árvores do local.

Não toleramos mais o racismo e exigimos a imediata reparação e revitalização da praça dos orixás, bem como a apuração e responsabilização dos envolvidos nesse crime! A luta pela revitalização da prainha é uma reivindicação antiga do movimento negro e dos povos tradicionais de Matriz Africana.

Não é possível tolerar tais atitudes e precisamos lembrar a importância da valorização da história e cultura africana na construção do nosso país. O extermínio simbólico da cultura africana em nossos territórios é um dos elementos fundantes do racismo e ponte para o genocídio da população negra.

Reparação Já!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo