Distrito FederalSem categoria

PT-DF apoia a manutenção da greve dos professores e repudia descaso do GDF e da Justiça com educação pública

Plenária da CUT-DF em solidariedade à greve receberá dirigentes do Sinpro, na próxima terça (09/05)

Mesmo com a determinação da Justiça para que encerrem a greve, os professores do DF irão manter a paralisação nesta semana. A falta de respeito e apoio aos professores ficou nítida na determinação judicial que prevê multa diária de R$ 300 mil e corte de ponto, em caso de descumprimento.

A decisão deste domingo não arrefeceu a luta dos professores por melhores condições de trabalho, por uma solução para a superlotação das salas de aula, pela convocação de professores concursados, pela incorporação da gratificação de atividades pedagógicas e por um reajuste salarial justo – hoje autorizado em 18%, dividido em três anos.

O PT-DF apoia a decisão dos professores e repudia o descaso com a educação pública. E, segundo a vice-presidente do partido no DF, professora Rosilene Correa, que também atua na direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), não é o GDF e nem a Justiça que irão decidir a hora de acabar com a paralisação.

“Nós estamos juntos, juntas e juntes nessa luta. Não é a primeira vez que o governo recorre a Justiça e que a Justiça é contra os trabalhadores e, nesse caso, contra a educação pública. E também não é a primeira vez que a categoria se manterá firme com a certeza que está no caminho certo e que esta é a decisão acertada e necessária nesse momento. Não tenho dúvida que a população está apoiando a nossa luta porque sabe quem é que está dia após dia com seus filhos fazendo essa educação acontecer. Quem decide a hora de terminar essa greve é a categoria”, pontuou Rosilene.

A diretora do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro), Luciana Custódio, reforça a importância da mobilização na agenda de greve desta semana, que prevê uma assembleia geral para a próxima quinta-feira (11).

“Nós estamos nos arrastando há oito anos com o congelamento salarial. O DF está na ilegalidade, tanto em relação ao piso nacional, como na Meta 17, que traz a isonomia salarial, com a valorização dos profissionais do magistério. A situação é dramática. A decisão do comando de greve é fazer piquetes nas portas das escolas de hoje a quarta-feira, e na quinta, assembleia geral”, afirmou Luciana Custódio.

Em apoio aos professores da rede pública, a CUT-DF irá realizar, nessa terça-feira (9), uma plenária de solidariedade à greve da Educação. Será no Auditório Adelino Cassis, na CUT-DF, a partir das 9h.

O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, convoca a todos e todas para a plenária onde a Diretoria do Sinpro explicará o processo que levou à greve e quais as reivindicações da categoria.

Vamos fortalecer a luta por uma educação pública de qualidade!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo