BannerDistrito FederalResoluções do PT

Resolução Organizativa do Diretório Regional sobre o Nova Primavera no DF

Há um século e meio Marx e Engels gritavam em favor da união das classes trabalhadoras do mundo contra sua espoliação. Agora, necessária e urgente se fazem a união e a rebelião das gentes contra a ameaça que nos atinge, a da negação de nós mesmos como seres humanos submetidos à ‘fereza’ da ética do mercado”.

Paulo Freire. Pedagogia da Autonomia.

Considerando que o projeto“Nova Primavera” foi lançado pelo PT este ano dentro da programação do aniversário de 41 anos do partido. Para tanto, o planejamento da Executiva Nacional apontou três prioridades para a Formação Política: 1) Realizar a Conferência Nacional “Paulo Freire” de Formação e Educação Política do PT; 2) Organizar uma Rede de Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas; 3) Realizar as Jornadas de Formação para as/os Educadoras/os Militantes.

Considerando a Conferência Nacional “Paulo Freire” de Educação e Formação política do PT tem o objetivo de debater o projeto político-pedagógico e a criação de um Sistema Nacional de Formação Política do PT. A Conferência vai ocorrer de forma totalmente on-line, entre junho e dezembro de 2021, e busca-se, por meio dela, a consolidação de uma cultura de educação e formação política no PT a partir da pedagogia freireana e da educação popular. Com a sua Conferência de educação e formação política, o PT também presta sua homenagem ao patrono da educação brasileira no ano de seu centenário de nascimento, em um amplo movimento de organização da militância petista.

Considerando os Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas atuam como estrutura permanente de encontro, acolhimento, debate, formação, vivência política e organização das lutas nos territórios. Devem  acolher todas as/os militantes petistas que quiserem contribuir ou participar dos processos de educação política do PT.  Os Núcleos poderão ser organizados por local de moradia, local de trabalho ou por opção de engajamento militante. Cada Núcleo deverá ter a liberdade de se organizar como desejar, sem modelo imposto, permitindo que sejam espaços de encontros, partilhas, festas, debates e organização da ação política no território.

Considerando as/os Educadoras/es Militantes, os quais estão no processo de formação, terão as tarefas de apoiar o funcionamento dos Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas e contribuir com a organização da etapa zonal ou municipal da Conferência Nacional.

Considerando a formação das/os Educadoras/os Militantes envolve os seguintes temas: o PT e a Estratégia Socialista, Análise de Realidade, Problemas e Desafios do Territórios, Concepção da Educação Freireana, Metodologia do Trabalho de Base, Princípios Éticos e Comunicação digital.

O Diretório Regional aprova o seguinte conjunto de questões com o intuito de cuidar dos filiados no sentido de cultivar,  preparar, acompanhar, acolher, ouvir e oferecer alternativas de crescimento pessoal, coletivo, e, ainda, de ação militante e solidária nos territórios.  Com os núcleos buscar-se-á articular formação, organização e ação política com o objetivo de fortalecer organização do PT nas comunidades:

  1. Atualização cadastral dos Filiados por meio do aplicativo do PT. Cada Diretório Zonal em atuação conjunta com os Educadores/as Militantes, deverão realizar um mutirão de localização dos Filiados, entrando em contato direto com cada filiado. Esta ação deverá ser realizada ao longo do segundo semestre de 2021. RESPONSÁVEIS: Secretaria de Organização, Secretaria Geral, Secretaria de Formação Política, Diretórios Zonais,  Setoriais e Educadores/as Militantes, Setoriais e Educadores/as Militantes.
  • Cada Filiado recadastrado deverá receber a indicação de participação de um NÚCLEO DE VIVÊNCIAS, ESTUDOS E LUTAS. RESPONSÁVEIS: Diretórios Zonais,  Setoriais e Educadores/as Militantes.

  • As Direções Zonais, assim como as Secretarias e Setoriais tomarão constantemente a iniciativa de promover eventos de aprofundamento de temas considerados necessários, assim como eventos de confraternização, festivais culturais, esportivos, plenárias entre os Núcleos da mesma região, visando dar vida ativa a estes.

  • Compreende-se que passa a ser de RESPONSABILIDADE coletiva e individual dos Membros dos Diretórios Zonais e Regional para que este processo coletivo realmente funcione, pois o grande objetivo é o fortalecimento do partido e das lutas do povo.

  • Acredita-se que o funcionamento progressivo e massivo dos Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas produzirá uma revitalização da vida partidária e a retomada de uma conexão com a vida e as lutas do povo.

  • É necessário, finalmente, que nos apoiemos na agenda política geral e local em curso, para aglutinar a militância, fortalecer o trabalho de base e de construção dos Núcleos de Vivencias, Estudos e Lutas, com destaque para: a) a mobilização pelo FORA BOLSONARO E SEU ALIADO INGANEIS;  b) o calendário de discussão pré-eleitoral, referente às eleições gerais do próximo ano, tendo em conta a progressiva consolidação do nome de Lula como instrumento de unidade do povo para derrotar o neoliberalismo e o neofascismo; c) o calendário dos encontros setoriais, de forma que cada área temática setorial e de articulação com os movimentos populares seja um instrumento de aglutinação dos filiados, lembrando que o prazo final de opção para os setoriais é 1º de agosto.

Brasília/DF, 28 de junho de 2021.

DIRETÓRIO REGIONAL

PT/DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo