Ações ParlamentaresBanner

Erika Kokay quer lactantes no Plano Nacional de Imunização

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) apresentou ao Ministério da Saúde, Projeto de Indicação solicitando que as lactantes sejam incluídas no Plano Nacional de Imunização. “Os efeitos devastadores da Covid-19 no Brasil têm resultado no aumento exponencial do número de mortos e infectados, situação que exige medidas céleres e urgentes do poder público para conter sua disseminação e os trágicos efeitos sociais que resultam do alastramento da pandemia em nosso país”, explicita o documento.

O documento cita a lentidão da vacinação como justificativa para a inclusão de lactantes no PNI. “Embora o Plano Nacional de Imunização tenha iniciado alguns meses, levantamento feito junto a secretarias de Saúde em 07/06/2021 aponta que 49.584.110 pessoas (23,42% da população) tomaram a primeira dose e 23.026.663 a segunda (10,87% da população), num total de mais de 72,6 doses aplicadas, segundo dados do consorcio de veículos de imprensa que divulga diariamente os dados de imunização no país”, justifica. 

Para a deputada, a vacinação das lactantes é medida de saúde fundamental para a prevenção. “Pesquisas recentes demonstram que anticorpos que atuam contra Covid-19 podem ser transmitidos através do leite materno. Após imunizadas contra a covid-19, mulheres que amamentam produzem leite com anticorpos contra o novo coronavírus, o que pode gerar um efeito de proteção 2 em 1, o que significa assegurar proteção simultânea às mães e também os seus filhos e filhas”, finaliza.

Fonte: Erika Kokay

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo