Internacional

Noite de repressão em Bogotá deixa pelo menos 11 feridos

Comitê exigiu a revogação do decreto de militarização de vários departamentos do país, mas governo insiste nas Forças Armadas nas ruas

A capital colombiana, Bogotá, registrou na noite de domingo (30/05) um novo dia de repressão por parte do Esquadrão Móvel Antidistúrbios (Esmad) na área do Portal das Américas. Segundo testemunhas da repressão, pelo menos 11 pessoas ficaram feridas e quatro foram detidas pelas forças policiais.

Veículos à paisana também teriam disparado contra manifestantes, prática que se repetiu nas cidades de Cali, Popayán e outras.

Há denúncias também de ataques da Esmad na região dos bairros do entorno do recém-batizado Portal de la Resistencia, principalmente em Chicalá.

Apesar do apelo de organizações de direitos humanos para parar a repressão, as forças policiais e a Esmad continuaram com as atividades.

A reunião deste domingo entre os representantes do Comitê Nacional de Greve e do governo colombiano terminou sem avanços para acabar com a crise social no país.

Durante o encontro, o Comitê exigiu a revogação do decreto de militarização de vários departamentos do país. Por sua vez, o governo tem insistido no reforço da presença policial e militar.

O Comitê Nacional de Greve denunciou que o governo Iván Duque ainda não estabeleceu um processo de negociação com os setores sociais que reúnam parte das demandas das ruas.

Segundo a ONG Temblores, até 28 de maio haviam sido registradas 1.133 vítimas de violência física por parte da polícia, 43 homicídios supostamente cometidos por membros da força pública, 1.445 prisões arbitrárias contra manifestantes, 22 vítimas de agressão. violência sexual e 648 intervenções violentas no quadro de protestos pacíficos.

Fonte: Opera Mundi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo