Distrito FederalEnfrentando o coronavírus

Vacina da Pfizer começa a ser aplicada no DF nesta segunda-feira

As 5.850 doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech que chegaram ao Distrito Federal na semana passada começam a ser aplicadas em pessoas do grupo prioritário nesta segunda-feira (10/5). O lote chegou à capital no último dia 3, mas, até então, estava armazenado na Rede de Frio Central, porque, segundo a Secretaria de Saúde, a fórmula “necessita de um preparo muito minucioso”.

A secretaria não vai divulgar quais postos de imunização vão aplicar a fórmula da Pfizer. O objetivo é “reforçar que não importa a marca, o importante é vacinar”.

“A pasta lembra que, no momento, dispõe de apenas 5,8 mil doses da vacina Pfizer, que serão aplicadas ao longo da semana em pacientes do grupo com comorbidades já agendados”, informou a Saúde, em nota.

Mais doses da Pfizer

O Ministério da Saúde informou, no domingo (9/5), que distribuirá, a partir desta segunda-feira (10/5), 1,1 milhão de unidades da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Pfizer. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, não há previsão de quando parte dessa remessa chegará à capital.

Essas doses fazem parte de um contrato que prevê, no total, 100 milhões de imunizantes. Cerca de 500 mil unidades começaram a ser distribuídas na semana passada.

O governo anunciou que os imunizantes estão armazenados no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), climatizados em uma temperatura entre -90°C e -60°C. Quando forem enviadas aos entes federativos, serão transportadas a -20°C e, nas salas de imunização, onde a refrigeração é de 2°C a 8°C. Elas precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Coronavac

No sábado (8/5), o DF recebeu 14.400 doses da Coronavac, que serão distribuídas para os pontos de vacinação a partir desta segunda-feira. A SES-DF anunciou que 7,2 mil unidades serão destinadas para a primeira dose e 7,2 mil, para a segunda.

Fonte: Metrópoles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo