Noticia

Arlete Sampaio cobra do GDF que instale leitos de UTI no Hospital de Planaltina

A deputada distrital Arlete Sampaio encaminhou, nesta terça-feira (11), indicação ao governo do Distrito Federal para que instale de leitos de UTI no Hospital Regional de Planaltina. Mesmo com a ampliação de leitos durante a pandemia da COVID-19, a unidade não foi beneficiada, e a população não conta com nenhuma UTI pública nesta região administrativa.

Na região de saúde Norte, em que estão Planaltina (189.421 habitantes), Sobradinho (68.551 habitantes), Sobradinho II (100.775 habitantes) e Fercal (8.746 habitantes), a rede pública de saúde conta com apenas 18 leitos de UTIs, disponíveis em Sobradinho.

Apesar de estar situado onde há a maior população da região, o Hospital Regional de Planaltina continua sem nenhum leito de UTI. Na justificativa da indicação, a deputada Arlete Sampaio explica que a falta de leitos de terapia intensiva pode resultar em possíveis óbitos em casos graves que necessitam de internação imediata do paciente. Para esta região administrativa seriam necessários, segundo estimativa da OMS, 19 leitos de UTIs.

Vale lembrar que Planaltina tem, de acordo com dados do GDF divulgados na segunda-feira (10), 4.104 casos confirmados de COVID-19 e 85 mortes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo