BannerNoticia

PT-DF organiza Caravana Solidária e visita famílias sem terra

Dirigentes, militantes e simpatizantes do Partido Trabalhadores visitaram no sábado 24 o acampamento Marias da Terra, em Sobradinho, onde se encontra a maioria das famílias despejadas pelo governo Rollemberg do acampamento Dandara, situado na região administrativa do Paranoá.

A Caravana Solidária organizada pelas secretarias Agrária e de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT-DF constatou a situação extremamente vulnerável das famílias acomodadas provisoriamente no Marias da Terra. Estão em abrigos precários, sem agasalhos e carentes de comida.

Não há assistência social adequada. Várias crianças que estudavam em escolas públicas no Paranoá estão sem poder frequentar a escola após o despejo.

Violência

As mais de 250 famílias, com cerca de 60 crianças, foram barbaramente despejadas do acampamento Dandara no dia oito de novembro último. Localizado no núcleo rural Rajadinha, o acampamento abrangia 600 hectares de terra totalmente improdutivos. A área é reclamada como propriedade da União e integra a grande Fazenda Sálvia, alvo de inúmeras grilagens e conflitos pela posse da terra.

Segundo uma das vítimas do despejo, ouvida pelos membros da caravana, jagunços usaram armas de fogo e os ameaçaram de morte caso não saíssem do local.

Solidariedade e luta

A caravana do PT-DF se deslocou até o acampamento Marias da Terra com o propósito de verificar a violência sofrida pelas famílias despejadas e também prestar-lhes solidariedade. Os militantes do partido e simpatizantes não filiados fizeram doação de alimentos, roupas e medicamentos para alívio emergencial do sofrimento das pessoas atingidas.

A visita contou com a participação de integrantes do Núcleo Marisa Letícia, do PT do Congresso Nacional. “É motivo de orgulho fazer parte dessa bela ação de solidariedade e resistência”, declarou a coordenadora do coletivo, Cláudia Vieira.

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT-DF, Iolanda Rocha, “este é um momento extremamente crítico e que exige de nós muita determinação, envolvimento e ações como essa. A pauta agrária e a pauta socioambiental andam juntas”.

A Caravana Solidária do PT-DF estará permanentemente mobilizada para apoiar a luta pela Reforma Agrária e a Sustentabilidade Socioambiental, fortalecendo a campanha de arrecadação de doações para as famílias vítimas de violência, e para denunciar a tentativa de criminalização dos movimentos sociais que lutam pela vida digna no campo e na cidade.

“O PT-DF está em sintonia com as lutas dos Movimentos Sociais e Sociombientais, como demonstra essa ação articulada das duas secretarias com a base partidária e simpatizantes para resistir ao arbítrio e ao fascismo latentes na sociedade. Vamos reforçar e ampliar esse tipo de iniciativa” afirma Vicente Almeida, da secretaria Agrária do PT DF.

Doações

A Campanha Solidária de doação de alimentos, roupas, remédios e outros itens continua. Os donativos devem ser entregues na sede do PT-DF na próxima quarta-feira (28/11) e quinta-feira (29/11), das 14h às 17h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo