Noticia

Por solicitação de Erika, São Sebastião será incluída em licitação para atendimento das áreas rurais do DF que não tem transporte

Atendendo solicitação do mandato da Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF), a Secretaria de Mobilidade e Transporte do Distrito Federal (SEMOB-DF) encaminhou manifestação técnica em resposta à demanda de transporte público para o Assentamento Primeiro de Julho, em São Sebastião e áreas rurais adjacentes.

A parlamentar e representantes da comunidade trataram sobre o assunto diretamente com o secretário Walter Casemiro, em julho de 2019. Naquela oportunidade, Casemiro comprometeu-se a fazer visita técnica ao assentamento com o objetivo de conhecer a real necessidade, bem como fazer levantamento de informações para subsidiar a criação de linha de ônibus para atender às famílias da região. A visita foi realizada em agosto daquele ano e contou com a participação do secretário, da assessoria técnica do órgão e da assessoria do mandato de Erika. Na oportunidade, a Semob informou da possibilidade de incluir o assentamento em processo de licitação que seria aberto pelo órgão, de modo a atender a demanda. 

Segundo Eliane Fontenele, presidente de uma das associações de moradores da localidade, devido à falta de transporte, as pessoas dependem muitas vezes de carona para conseguir trabalhar e se deslocar até a BR 251 ou mesmo para chegar até São Sebastião. O único ônibus que passa pelo local é o escolar, mas este só pode transportar estudantes. 

Segundo o despacho da secretaria, de 06 de abril de 2020, a área técnica foi instada a se manifestar sobre a demanda, a qual esclareceu que a SEMOB está elaborando um novo edital de licitação para seleção de permissionários para operar no Serviço de Transporte Complementar Rural, com vistas ao atendimento das áreas rurais do DF que  ainda não são contempladas com  o serviço de transporte coletivo, conforme processo nº 00090-00012478/2019-75, que está em fase final de instrução.

Ainda de acordo com o documento, o Assentamento Primeiro de Julho deverá ser atendido pela linha 190.4 – São Sebastião / Assentamento 1º de Junho, e as áreas rurais adjacentes pela linha 0.192 – São Sebastião / Nova Betânia.

Para a deputada Erika Kokay, “a disponibilização de transporte rural às famílias do Assentamento Primeiro de Julho atende a uma necessidade recorrente das áreas rurais do DF, concretizando assim o direito à mobilidade e ao transporte coletivo, que são fundamentais para garantir qualidade de vida, um ambiente saudável e para fomentar o desenvolvimento econômico”.

A parlamentar destaca, também, a importância de essa mesma linha poder atender, além da famílias do Primeiro de Julho, aquelas de outros assentamentos e núcleos rurais da região, como Camapuã, Cavas, Pinheiral, Nova Vitória, entre outros. 

Demanda antiga

“A garantia de uma linha de transporte que atenda a nossa área rural, sem dúvida, representará um grande salto de qualidade no nosso dia a dia. Somos trabalhadoras e trabalhadores que dependem desse serviço diariamente, em especial para nos deslocarmos para São Sebastião e o centro de Brasília”, destaca Eliane, do assentamento Primeiro de Julho.

Segundo ela, não é de hoje que os moradores estão na luta por transporte. Desde 2014, Eliane, junto com outras lideranças locais, cobram providências do poder público para solucionar o problema.

Hermínio, presidente de uma associação da região, afirma que em 2016 o então DFTRANS realizou estudo de demanda e o mapeamento da área com o objetivo de implantar uma linha de ônibus. O estudo contou com a colaboração e parceria dos moradores, que indicaram ao órgão os principais pontos de maior demanda, inclusive locais para a construção de abrigos. O levantamento chegou a ser protocolado no órgão, mas não houve encaminhamento efetivo e a questão, mais uma vez, ficou para o governo seguinte.

“Por isso, agradecemos o empenho da deputada Erika Kokay e de sua equipe por abraçar a nossa causa e buscar junto ao GDF uma solução. Agradecemos ao secretário de mobilidade e ao seu corpo técnico. E para ser justa, não poderíamos deixar de reconhecer  a participação ativa do companheiro Hermínio, que desde sempre está envolvido em nossos esforços em defesa de um transporte de qualidade para a nossa área rural de São Sebastião”, ressaltou Eliane.

Com informações da Assessoria Parlamentar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo