BannerDistrito FederalGeralHomeNacional

Dia Nacional dos Vigilantes: categoria é essencial para segurança do povo brasileiro

“Temos orgulho dessa categoria que ajudou a construir a história do PT no DF, afirma presidente do diretório regional”, Jacy Afonso

Neste 20 de junho é uma data para se celebrar o dia de uma das categorias mais importantes da nossa sociedade: a dos vigilantes.

O Dia do Vigilante foi criado na mesma data em que foi sancionada a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, que regulariza esta profissão no Brasil. Historicamente, a profissão de vigilante como é conhecida atualmente teria surgido em meados do século XIX nos Estados Unidos. No entanto, as empresas responsáveis por treinar e oferecer esse tipo de serviço só apareceram no Brasil na década de 1960, com o crescimento das instituições financeiras no país.

E essa história se confunde com a história do PT-DF, como conta o presidente do diretório regional, Jacy Afonso.

“ O PT-DF tem orgulho dessa categoria que contribuiu muito para a história do partido, iniciando pelo companheiro Chico Vigilante, que foi o primeiro delegado que representou Brasília na fundação do PT, foi deputado federal e hoje é nosso deputado distrital. Queremos transmitir nosso carinho especial a essa categoria por ter contribuído com a construção do PT”, reafirma Jacy Afonso.

O presidente do Sindicato dos Vigilantes do DF, Paulo de Quadros, confirma a importância desses profissionais essenciais na segurança dos espaços públicos e privados.

“Tenho um grande orgulho de ser vigilante nessa caminhada. Comecei em 1986, ainda no Piauí, numa época que éramos uma categoria ainda não muito reconhecida. Hoje estou aqui, homenageando a todos os vigilantes nesse que é uma atividade tão essencial”, ressaltou.

Talvez o mais conhecido vigilante do DF compõe a base do PT na Câmara Legislativa. O deputado distrital Chico Vigilante comemora a data e reforça as bases de luta da categoria.

“Essa data traz um reconhecimento a essa categoria tão importante, a essa profissão tão essencial para todo o povo em todo território nacional. Estamos em todos os cantos, ministérios, bancos, hospitais, trazendo segurança a nossa população. O que falta e é importante é também a aprovação do PL do Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras e a volta do cumprimento da aposentadoria especial para os vigilantes”, reforçou o distrital.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo