Sem categoria

Lula Livre: a resistência continua

Nesta semana, o STF deu impressões de que finalmente faria justiça e libertaria o presidente Lula. Mas com os votos da ministra Carmem Lúcia e dos ministros Edson Fachin e Celso de Mello, o direito de Lula à liberdade e a suspeição do juiz acusador Sérgio Moro ficou para depois do recesso do órgão.

No entanto, com a série de vazamentos do The Intercept que tem desmoralizado por completo a operação Lava Jato de Moro e Dallagnol e as instituições do judiciário brasileiro, a prisão do maior líder político do país torna-se, dia a dia, ainda mais insustentável.

Ao partido dos trabalhadores e trabalhadoras e demais partidos e movimentos sociais de esquerda organizados nos comitês Lula Livre cabe a tarefa de ampliar sua organização e manter a pressão contra os que acham que podem rasgar a Constituição em nome de um projeto fascista de poder que levou o país para essa crise econômica e de princípios.

Por isso, o comitê Lula Livre do Distrito Federal segue com uma agenda intensa de atividades em diversas regiões administrativas. Maria Fernanda, coordenadora do comitê,  relata que o último fim de semana de cada mês é dedicado ao Mutirão Lula Livre. 

“Nos dias 29 e 30 estaremos nas ruas e nas praças, com rodas de conversas e saraus, para que as pessoas compreendam a fase que estamos vivendo no processo do presidente Lula”, detalha Maria Fernanda.

Hoje (28), a partir das 16 horas, na Praça do Relógio, em Taguatinga centro, o comitê Lula Livre Taguatinga realizará o “Cortejo Junino pela Liberdade Imediata de Lula”. O evento oferecerá poesia, caldo, canjica, bingo, panfletagem e música com Lucas Baraúna.

No Paranoá, amanhã (29), a quadra 21, atrás do posto de saúde, será tomada pelo Sarau Lula Livre, a partir das 20 horas. Sob a coordenação do comitê local, a programação prevê muita poesia, cordel e batalha de rimas.

O Mutirão encerra-se no dia 30 com o Domingo no Eixão, na altura da 208 norte, das 9:30 às 12:30 horas. Coordenado pelos comitês da Asa Norte e da Asa Sul e pelas zonais do Cruzeiro e Plano Piloto, as rodas de conversa terão como temas “Religião e Política”, com Ivo Poletto e “A Vaza Jato”, com Marcelo Neves.

 

Abaixo assinado por Lula Livre

Para sensibilizar a sociedade, os Comitês Lula Livre por todo país lançam um abaixo-assinado pela anulação das condenações contra Lula. A coleta de assinaturas tem como ponto de partida o Mutirão Lula Livre deste fim de semana. 

No Distrito Federal, o Mutirão Lula Livre já começou nesta quinta-feira, 27, com uma sessão de cinema na Câmara dos Deputados, com o filme “Democracia em Vertigem” e com um Lulaiá , o Arraiá Lula Livre na UNB.

De acordo com a presidenta do PT DF, a deputada federal Erika Kokay, a prisão do Lula torna-se a cada dia mais insustentável. “Está desnudo que Sérgio Moro atuou como chefe de uma força tarefa, Dallagnol e o MPF seu subordinado. É preciso apurar e restabelecer a lei e a justiça. Lula precisa ser solto imediatamente”, defende a presidenta.

Para a parlamentar, ampliar a pressão nas ruas e nas redes é fundamental. “É com a nossa presença constante, dialogando com a população sobre o momento que vivemos, que vamos resgatar o Brasil do abismo em que se encontra. O abaixo assinado será a expressão do reconhecimento que o processo contra Lula é uma farsa.”, afirma Erika.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo