BannerDistrito FederalHomeMulheresNacional

Marcha das Margaridas acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília

Na maior ação política de mulheres da América Latina, objetivo é pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver

A Marcha das Margaridas acontece a cada quatro anos. Nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, em Brasília/DF, acontecerá a 7ª Marcha das Margaridas e a previsão é reunir mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades. A maior ação política de mulheres da América Latina também reunirá mulheres de outros países. 

A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), pelas Federações e Sindicatos filiados e por 16 organizações parceiras. A 7ª Marcha das Margaridas tem como lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver” e conta com o patrocínio da CAIXA, do Conselho Nacional do SESI, do SEBRAE e do Governo Federal.

“Estamos a todo vapor. As Margaridas de todos os estados brasileiros estão se organizando e se preparando para esse grande momento. As Margaridas de outros países também estarão aqui para conhecer essa grande ação e a fortalecer a nossa luta, que é comum em todo o planeta. São quatro anos de construção coletiva, de formação, de caravanas, de audiências públicas e de construção de propostas para coroar com a nossa grande marcha em Brasília”, enfatizou a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais.

A Marcha das Margaridas não se resume à grande marcha rumo à Esplanada dos Ministérios. As mulheres reuniram os seus anseios, seus quereres e prioridades num documento organizado em 13 eixos políticos. A Pauta da Marcha das Margaridas foi entregue ao governo federal, durante evento com a participação de 13 ministras e ministros de Estado, no Palácio do Planalto, no dia 21 de junho. No mesmo dia foi entregue a Pauta voltada ao Legislativo para o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira. 

A 7ª Marcha das Margaridas também contará com diversas atividades simultâneas, com oficinas, debates, rodas de conversa, exibição de vídeos, práticas integrativas e complementares em saúde, apresentações culturais, plenárias, entre outras. A abertura política será no dia 15, às 17 horas, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

Saiba mais sobre a Marcha das Margaridas

A Marcha tem como força inspiradora a luta de Margarida Maria Alves, uma mulher trabalhadora rural nordestina e líder sindical, que rompendo com padrões tradicionais de gênero ocupou, por 12 anos, a Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. 

Por lutar pelo direito à terra, pela reforma agrária, por educação, por igualdade e por defender direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais, Margarida Alves foi cruelmente assassinada na porta da sua casa, no dia 12 de agosto de 1983. 

Seu nome se tornou um símbolo nacional de força e coragem cultivado pelas mulheres e homens do campo, da floresta e das águas. É em nome dessa luta que a cada quatro anos, no mês de agosto, milhares de Margaridas de todos os cantos do País marcham em Brasília, num clamor por justiça, igualdade e paz no campo e na cidade.

“De Margarida nos tornamos sementes. Em agosto, vamos realizar a 7ª Marcha das Margaridas”, anunciou Mazé Morais, que disse ainda que, nesse ano, são 23 anos de realização da Marcha e 40 anos do assassinato de Margarida Alves. “Nós nos guiamos pelos princípios do feminismo anticapitalista, antirracista e antipatriarcal. Um feminismo que valoriza a vida, vinculado à defesa da agroecologia, dos territórios, dos bens comuns e da soberania e autodeterminação dos povos”.

Com informações da Assessoria de Comunicação da CONTAG

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo