Noticia

Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais se reúne em Brasília

Encontro buscou acolher companheiros que possam colaborar com o trabalho institucional do Partido dos Trabalhadores, focando nos municípios

Na última terça-feira (18/12), o Conselho Político da Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI) se reuniu pela segunda vez, em Brasília. A reunião teve como principal pauta o fortalecimento da Associação Brasileira de Municípios (ABM), o Encontro Nacional dos(as) Prefeitos(as) e o Encontro Estadual dos Prefeitos(as).

No decorrer da reunião foram abordados outros temas relevantes, como os desafios diante do cenário atual do país e a nova política para os municípios.

Foram estabelecidas as seguintes orientações:

– Integrar a Secretaria de Assuntos Institucionais do Partido dos Trabalhadores em todas as atividades da campanha Lula Livre, desenvolvidas pela Direção Nacional, sendo objeto permanente da nossa mobilização;

– Ter como “ Bandeira Nacional” temas que tragam recursos e benefícios para os municípios e o povo brasileiro, tais como: Mais Médicos, FUNDEB, royalties do petróleo, CIDE, segurança pública, agricultura familiar, semiárido, mudanças climáticas e transporte público;

– Balanço dos Estados, como trabalho institucional, para subsidiar a pauta do Encontro Nacional de Prefeitos(as), com base nas necessidades reais de cada Estado;

– Fortalecer e institucionalizar a ABM, transformando-a em um instrumento político de enfrentamento da crise, para que, na sequência, juntamente com a SNAI, possamos focar os trabalhos em relação as preocupações das prefeituras;

– Trabalhar com as bancadas estaduais, tendo em vista o nosso grande desafio, que é instrumentalizar o partido para eleições 2020;

– Dialogar com as secretarias de Assuntos Institucionais dos governos do PT e aliados, tendo como objetivo o enfrentamento da crise;

– Filiar municípios para manter estrutura mínima da ABM;

– Organizar e divulgar o encontro nacional de prefeitos. O grupo executivo é responsável por tratar da pauta, debates e mesas;

– Preparar os encontros estaduais para prefeitos nos Estados: BA, CE, MG, PI, RS e todos do Centro-Oeste;

– Retomar e focar o projeto Mais Médico;

– Realizar o Segundo Encontro Nacional dos Prefeitos(as) e Vices, concomitante com a Marcha Nacional dos Prefeitos, em Brasília, 08 de abril, às 14 hs.

A ideia inicial dessa reunião foi de acolher os(as) companheiros(as) que possam colaborar com o trabalho institucional do Partido dos Trabalhadores, focando os municípios e em seguida levantar a real situação da ABM e as medidas que podemos tomar, tendo em vista o fortalecimento desta entidade.

A Associação Brasileira dos Municípios é uma das três entidades de municípios do Brasil, foi fundada em 1946, e hoje tem 72 anos. Durante um bom tempo, a ABM foi a principal e única entidade municipalista, inclusive da América Latina. No final da década de 90, foi perdendo espaço para CNM, que cresceu muito no governo Lula, porque, à época, Lula colocou os municípios como uma das prioridades de sua pauta de governo. Um período no qual foi sempre participante política e tecnicamente em todas as marchas, lembrando também que foi um momento de muitas conquistas para os municípios. É uma entidade que vem lutando com muitas dificuldades para não fechar as portas, porém, apesar de possuir sede própria, a dificuldade é grande devido a quantidade pequena de municípios filiados.

O presidente da Associação Brasileira dos Municípios – ABM, prefeito Ary Vanazzi, defendeu que a ABM pode se transformar em um instrumento de política de enfrentamento e que a posição da ABM no último período foi totalmente adversa do pronunciamento da CNM e da FNP. A ABM é a única instituição brasileira que está defendendo a pauta sobre o Tema Internacional da questão ambiental, pois no governo Bolsonaro esse tema sairá da pauta e isso já tem provocado problemas gravíssimos para o País e para os municípios. Esta associação é a única com uma opinião consolidada sobre a MP 95, a CIDE, os royalties do petróleo, de defesa do programa Mais Médicos, e ao contrário da Confederação Nacional de Munícipios (CNM) – sempre na correnteza do governo, sendo oposição no governo petista sem priorizar projetos que os prefeitos demandam. A opinião de Ary é que precisamos transformar a ABM numa ferramenta política de esquerda.

Diante da importância desta associação, o deputado Guimarães e o CONSELHO POLÍTICO DA SNAI decidiram que é preciso investir no fortalecimento institucional.

O Conselho destaca que muitos prefeitos ainda consideram que a solução está nas emendas parlamentares e que o governo irá fazer algumas benesses. Entretanto, está cada vez mais claro que não virão respostas do governo para os municípios, e a tendência é a extinção de vários programas.

Os prefeitos precisam entender a necessidade de reconstruir uma base política, uma ação política firme de contestação desse novo projeto, de denúncia do desmonte do Estado Brasileiro e da falta de recursos. Todos investimentos das cidades que existem hoje são projetos aprovados, liberados e encaminhados pelo governo Lula e Dilma. Não existiu um projeto de desenvolvimento do governo Temer.

É nesse ponto que Guimarães afirma: “precisamos trazer os prefeitos para ABM, precisamos destacar a ABM como uma entidade capaz de qualificar o debate”.

“É possível utilizar da experiência do governo do PT, para apoiar nossas prefeituras”, afirmou a ex-Ministra Ideli Salvatti.

A SNAI em parceria com a ABM irá construir, elaborar e articular uma agenda de enfrentamento da crise e dos impasses dos municípios, pois os mesmos acreditam que os prefeitos(as) precisam de apoio para governar em tempos de crise e restrição.

Guimarães afirma que foram feitas abordagem fortes no ponto de vista que a agenda principal é esse enfrentamento. “Precisamos ganhar os prefeitos para essa agenda”, concluiu.

Deputado Federal José Guimarães, Secretário Nacional de Assuntos Institucionais do Partido dos Trabalhadores

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo