BannerNoticia

Temporada de ativismo pelo fim da violência contra a mulher tem roda de conversa em São Sebastião

A Secretaria de Mulheres do PT-DF promove no domingo 25 uma roda de conversa na Feira Permanente de São Sebastião, a partir das 9h. A ação integra a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Estão convidadas para o evento Erika Kokay, deputada federal reeleita e presidenta do PT-DF, e Arlete Sampaio, deputada distrital eleita.

A roda de conversa mobiliza as militantes petistas e ativistas dos movimentos sociais para o diálogo sobre os problemas que afligem as mulheres em seu cotidiano, na perspectiva de combatê-los permanentemente.

“Optamos por realizar a atividade fora do Plano Piloto para discutirmos e organizarmos a luta das mulheres a partir das regiões administrativas, de forma que possamos nos conectar com a diversidade de situações vividas pela maioria de nós e ampliar nossas ações no enfrentamento à brutal realidade imposta pelo machismo, pela discriminação e pela violência de toda ordem”, diz a secretária de Mulheres do PT-DF, Andreza Xavier.

As ações do período de ativismo pelo fim da violência contra a mulher acontecem por todo o mundo, buscando acolher, conscientizar e fortalecer as vítimas de agressões físicas, morais ou psicológicas, com a participação de organizações sociais e instituições da sociedade civil.

Capitaneada pela ONU Mulheres, a campanha mundial prevê 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, com início em 25 de novembro, Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher, e término em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Brasil, são 21 dias de ativismo, iniciados no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A ampliação do calendário é uma forma de ressaltar o racismo sofrido por mulheres negras e indígenas, visando ações e políticas públicas que contemplem as mulheres na sua diversidade.

“O combate às diversas formas de violência contra a mulher é árduo e cotidiano”, diz Andreza Xavier. Segundo ela, são múltiplas as manifestações de agressão: física, sexual (que não se reduz apenas ao estupro), psicológica, patrimonial, simbólica.

“Essa realidade exige organização e muita luta para ser enfrentada. Daí a importância desse período em que ações são desenvolvidas mundialmente. Contamos com toda a militância petista e as ativistas dos movimentos sociais nesta nossa roda de conversa, que acontece no domingo, dia 25 de novembro, na Feira Permanente de São Sebastião”, reforça a secretária de Mulheres do PT-DF.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo