Noticia

Contracs é homenageada em sessão solene

Nesta sexta-feira (13), a Câmara dos Deputados promoverá sessão solene para homenagear os 28 anos da Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT). O encontro acontece às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães.

A atividade é uma iniciativa da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e contará com a participação de dirigentes da CUT, da confederação, de federações e sindicatos do ramo do comércio e serviços, e parlamentares.

No dia 15 de julho a Contracs celebrará 28 anos de luta em defesa dos direitos dos comerciários e comerciárias de todo o Brasil. Nascida em 1990, a organização foi fundada a partir da necessidade de criação de uma estrutura de organização para a categoria que, na época, não possuía representação unificada a nível nacional.

Em seu início, a Contracs reuniu sindicatos de comerciários do Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina, que se organizaram para formar o Departamento Nacional de Comerciários, o DNC, embrião do que viria a se tornar a Contracs. E hoje, a entidade é responsável por representar cerca de três milhões de trabalhadores e trabalhadoras da área.

Além de uma trajetória marcada pela atuação constante em mobilizações, eventos, formações, campanhas e manifestações, já são quase três décadas de uma história repleta de lutas e melhorias para os sindicatos e sua base.

Para o secretário de Administração e Finanças da CUT Brasília e dirigente do Sindecat-DF – Sindicato dos Empregados no Comércio Atacadista do Distrito Federal -, Julimar Roberto, é essencial incentivar e potencializar ações que valorizem e reafirmem a importância de defender os comerciários e comerciárias do país. “A Contracs atua bravamente, ano após ano, para retirar cada vez mais trabalhadores da informalidade, garantir que recebam o piso nacional e que todos sejam respeitados. Somos a maior categoria econômica do país e, unificada, conseguiremos avançar ainda mais”, explica o sindicalista.

Segundo o secretário de Coordenação Administrativa e Política da Contracs, Luiz Saraiva, a sessão solene é uma honra. “Para nós é uma satisfação perceber que nosso trabalho em conjunto está surtindo efeitos. Foram anos de muita luta, grande parte delas com resultados positivos. Se somos hoje a maior representação de comerciários no país é graças ao empenho e  participação de todos. Somos uma confederação formada por trabalhadores em prol de trabalhadores. Agradecemos a iniciativa da deputada e a cada comerciário e comerciária que contribuiu para sermos uma entidade combativa e atuante”, concluiu.

Fonte: CUT Brasília 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo