Noticia

BRB abre linha de crédito emergencial e terceirizados começam a receber salários hoje (10)

Os trabalhadores terceirizados que prestam serviço nas secretarias de Saúde e de Educação começam a receber os salários a partir de amanhã (10), por volta do meio-dia.

Por iniciativa do deputado Chico Vigilante, o Banco de Brasília concedeu linha de crédito extraordinária às empresas prestadoras de serviço para que os salários possam ser pagos antes do dia 15 de agosto, prazo dado pelo Governo do Distrito Federal.

“Foi isso o que foi possível fazer. Caso não tivéssemos chegado a esse entendimento, os trabalhadores terceirizados apenas receberiam os salários na terça-feira da semana que vem, dia 15 de agosto”, afirmou Chico Vigilante.

A assinatura das linhas de crédito saiu após uma longa reunião de três horas de duração, entre Chico Vigilante; o líder do governo, deputado Agaciel Maia; o presidente do Banco de Brasília, Vasco Cunha de Oliveira; os secretários Sérgio Sampaio (Casa-Civil), José Wilson Porto (Fazenda) e José Flávio de Oliveira (Relações Institucionais); os presidentes de sindicatos Paulo Quadros (Vigilantes) e Isabel Caetano (Sindiserviço) e as empresas contratadas pelas secretarias.

Na prática, o BRB vai adiantar cerca de R$ 50 milhões referentes à folha de pagamento das secretarias de Saúde e de Educação que somente seriam pagos pelo governo no próximo dia 15. Quando o GDF tiver fluxo de caixa no dia 15 e transferir os recursos para as empresas, a dívida com o BRB será quitada.

Negociações
As negociações começaram ontem, quando surgiram informações do prolongamento do atraso no pagamento dos terceirizados. O deputado Chico Vigilante conseguiu o agendamento de audiência na manhã desta quarta-feira com o Governador Rodrigo Rollemberg, as empresas e sindicalistas.

No encontro, o governador afirmou que o governo não teria como arcar com o pagamento das empresas não antes do dia 15 deste mês, prazo em que o caixa do governo será abastecido com as entradas de impostos. Chico Vigilante, então, fez a proposta de empréstimo do BRB às empresas como forma de antecipação de receitas. A proposta foi aceita e o governador marcou reunião de trabalho com o presidente do BRB para o horário das 15h, na sede do banco.

Ainda na noite desta quarta, Chico Vigilante vai se reunir novamente com o governador para tratar de estratégias, no âmbito da Câmara Legislativa, para que essa situação de atraso do pagamento dos salários dos terceirizados não se repita todos os meses.

Fonte: Site de Chico Vigilante

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo