Noticia

Nas 24h de Solidariedade Feminista, dizemos NÃO AO PL DA TERCEIRIZAÇÃO (PL 4330)!

Somos mulheres do mundo inteiro, que no dia 24 de abril, do Pacífico ao Atlântico, organizaremos atividades entre 12h e 13h, acompanhando o ciclo do sol. No Brasil, estamos mobilizadas em diversos estados e municípios na luta por igualdade e melhores condições de trabalho.

Dhaka, capital de Bangladesh, 23 de abril de 2013, edifício Rana Plaza. Um dia antes de cair por terra, uma imensa rachadura se abriu sobre seus andares. Muitas trabalhadoras e trabalhadores das confecções têxteis que ocupavam o prédio se recusaram a adentrar. Porém, a ameaça de perder o emprego obrigou-os a mais um dia de jornada. Então, no dia 24 de abril, Rana Plaza desabou, causando 1138 mortes. 80% dessas pessoas eram mulheres. Das mais de 2500 feridas, muitas perderam permanentemente a capacidade de trabalhar. Esse acontecimento em Bangladesh expressa a realidade de milhares de mulheres no mundo, somos exploradas como trabalhadoras, controladas como consumidoras, e mercantilizadas como mulheres.

No Brasil, para agravar mais ainda a situação de trabalho das mulheres, o PL 4330, que regulamenta e amplia as terceirizações, foi aprovado recentemente na Câmara dos Deputados. Sob o falso argumento de maior produtividade e competitividade da indústria nacional, o projeto possibilita que os empresários aumentem suas taxas de lucro mediante a total falta de responsabilidade perante direitos trabalhistas historicamente conquistados.

Relembrando o poder e a impunidade das empresas Transnacionais mediante o massacre de Bangladesh, denunciamos a exploração da nossa força de trabalho nos nossos empregos e nas nossas casas, repudiando o avanço das terceirizações, que precarizam as nossas relações de trabalho e nossas vidas, impondo uma jornada ainda mais dura para as mulheres nos lares.

Exigimos o veto ao PL 4330, salário igual entre mulheres e homens e divisão da responsabilidade do trabalho doméstico entre homens, mulheres e o Estado.

‪#‎Feminismo2015‬
‪#‎VidasPrecarias‬
‪#‎QuemFezSuaRoupa‬?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo