BannerDistrito Federal

PTDF prepara diversas atividades em comemoração ao aniversário de 42 anos do partido; Confira a programação


Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro,  o PT comemora seus 42 anos de fundação. Para celebrar a data, o Diretório Regional e as Zonais preparam diversas atividades. Como a programação no PT nacional vai ocupar toda o dia, as comemorações no PT DF vão acontecer na sexta-feira (11). As Zonais estão agendando suas atividades para o fim de semana.

Confira as ações programadas do PT DF:

Sexta-feira (11) – Atividades do Diretório Regional

Às 15h30 serão plantadas mudas da milenar árvore Baobá. De origem africana, representa longevidade e força. Segundo a lenda, se uma pessoa for enterrada em seu tronco, a alma permanece viva enquanto a árvore existir.

A ação é organizada pelas Secretarias de Meio Ambiente e Combate ao Racismo.

Local: Praça do Aposentado – entre o Conic e o Hotel Nacional

Às 16h será inaugurada a nova sede do PTDF, que volta ao Conic, mais próxima da população e de mais fácil acesso aos trabalhadores e trabalhadoras.

Às 17 horas haverá uma atividade simbólica de retomada  do Conic, representada pela Praça Zumbi dos Palmares, ação organizada pelo Comitê de Luta da Secretaria Sindical.

As Zonais PT DF também vão realizar atividades nas cidades.

PT: uma história de lutas e vitórias

O Partido dos Trabalhadores comemora 42 anos de existência neste 10 de fevereiro em meio a uma das maiores crises vividas pelo país, atingindo de maneira especial os trabalhadores e o povo. Em cenário semelhante, ainda sob a ditadura, o PT surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Havia representantes de quase todos os estados da nação. Passavam dos mil. Eram sindicalistas, intelectuais, artistas, professores e lideranças religiosas – estes, responsáveis pela indicação do Colégio Nossa Senhora de Sion, na região central de São Paulo, como palco do encontro que, soube-se logo, tornaria-se histórico. Desde então,  aquele 10 de fevereiro de 1980  já não poderia mais ser esquecido: foi naquele dia que o Partido dos Trabalhadores mostrou ao mundo pela primeira vez que nasceu com raiz, para seguir adiante com força e – quatro décadas depois – ainda motivar esperanças.

Registro do ato de fundação do PT, no dia 10 de fevereiro de 1980

Raízes que se firmaram sob princípios tão caros àquele nefasto período da história nacional e que agora parecem mais urgentes. “O PT afirma seu compromisso com a democracia plena e exercida diretamente pelas massas. Neste sentido proclama que sua participação em eleições e suas atividades parlamentares se subordinarão ao objetivo de organizar as massas exploradas e suas lutas”, é o que diz o manifesto de fundação da legenda.

Em sua história recente, o PT, após ter conquistado a presidência da República por quatro vezes, duas com o ex-presidente Lula e duas com Dilma Roussef, foi duramente atingido por um golpe tacanho, em 2016, promovido pelas elites para derrubar os trabalhadores do governo.

Em 2017, Lula, um líder reconhecido mundialmente, é preso pela farsa da operação Lava Jato, capitaneada pelo juiz de primeira instância e sua quadrilha de Curitiba, Sérgio Moro.

Desde então, o país sofre uma derrocada em todos os setores. Os trabalhadores foram duramente atingidos pelas reformas trabalhista e previdenciária, a economia afundou, o país voltou ao mapa da fome e perdeu todo o respaldo internacional conquistado pelas gestões petistas.

O governo Bolsonaro, eleito pelas das Fake News contra o PT e a forte influência da velha mídia, que apoiou o golpe contra o segundo mandato da ex-presidenta Dilma, está sendo uma dura realidade para o povo brasileiro.

Com a inflação em alta, aumentos quase diários nos preços dos combustíveis e dos alimentos, provocados pelo atrelamento do preço do petróleo ao dólar, o Brasil, hoje, é apenas uma sombra do que foi nos governos do PT.

Em plena pandemia, o povo chora as perdas de seus entes queridos, com um governo que nega a Ciência, libera o porte indiscriminado de armas e joga a população à própria sorte.

Nesse cenário, o PT completa seus 42 anos. Com Lula inocentado de 23 processos dos quais era injustamente acusado e em primeiro lugar em todas as pesquisas, o partido recupera o fôlego e se mostra mais maduro e forte do que nunca.

Com um projeto desenvolvimentista que inclui todos os setores da sociedade, o PT é a única esperança real de retomada do crescimento e da justiça social para o Brasil.

Depois de tantas lutas e e de ter vencido todos os combates, o maior partido de esquerda da América Latina está de volta disputando a Presidência da República com chance real de vitória.

Fortalecido pela sua própria história, o partido se prepara para ter a maioria no Congresso Nacional, facilitando que seu plano de governo seja cumprido.

No entanto, dentre todas essas lutas, a maior vitória e o maior presente, é o apoio do povo brasileiro que revela, em todas as pesquisas, a opção pelo voto no PT e no presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, o aniversário é do PT, mas o presente é de todo o Brasil.


PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo