BannerHomeInternacional

Os planos de Lula para os próximos 1361 dias

O terceiro governo Lula completou 100 dias com uma série de ações e planeja muitas mais

Foto: Ricardo Stuckert

Lula completou 100 dias do seu terceiro governo impedindo um golpe de estado, refreando o genocídio Yanomami e garantindo Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa Minha Vida à parcela mais pobre do país.

Sabemos que para os próximos 1361 dias – ou 4 anos – ainda há muito mais a ser feito. E não só pela população mais pobre, mas também pela classe média, que viu seu poder de copra despencar nos últimos 6 anos.

Para tanto, Lula e sua equipe pretendem implementar as seguintes ações:

Valorização do salário mínimo

O governo está trabalhando para que o salário mínio volte a ter reajuste real, acima da inflação, no próximo período. Centrais sindicais e a equipe econômica estão juntos buscando acertar uma proposta que beneficie os trabalhadores para que todos voltem a consumir.

Igualdade salarial para mulheres e homens

Mulheres e homens na mesma função devem ganhar o mesmo salário. Parece óbvio, mas ainda nao é a realidade de milhões. Por isso Lula mandou ao Congresso um projeto de lei que garanta justiça.

Ajudar a população a limpar o nome

O tão aguardado Desenrola Brasil está perto de ser anunciado. Segundo o PT Nacional, faltam apenas os últimos ajustes na plataforma digital do programa que vai ajudar brasileiros e brasileiras a limparem su nome e terem acesso a crédito novamente: “Já foram garantidos R$ 10 bilhões, que serão usados para garantir a renegociação das dívidas de 37 milhões de pessoas”. 

Políticas de crédito para fomentar a produção e geração de empregos

Aém do Desenrrola Brasil, os bancos públicos ainda terão uma nova linha de crédito para estimular diferentes setores, pequenos e médios empreendedores, cooperativas, agronegócio e agricultura familiar.

Retomada de obras paralisadas

Depois de pedir aos 27 governadores e governadoras do Brasil para elegerem 3 obras prioritárias para cada estado, Lula garantirá que essas prioridades sejam terminadas. Mas não só, o objetivo do presidente é retomar a construção de todas as obras paradas para garantir que não haja dispersão de dinheiro público, que gere benefícios à população e que garanta empregos em todas as unidades da federação.

Universalização do saneamento básico

Cerca de 3 mil municípios voltarão a ter acesso a recursos federais para obras de saneamento básico. Além de gerar empregos, as obras de saneamento básico – água e esgoto – garantem saúde à população e colaboram com a meta de saneamento básico para 100% da população brasileira até 2033.

Diminuir o imposto para quem ganha menos

A partir de 2024 trabalhadores que ganham até 2 salários mínimos ficarão isentos do importo de renda. Além disso, a expectativa do governo é que a reforma tributária que deverá ser entregue ao Congresso Nacional corrija distorções históricas na forma em que o Brasil cobra impostos dos mais ricos e dos mais pobres.

Apoio à classe média

Segundo o PT Nacional, a expectativa é que nos próximos anos a vida da classe média melhore muito. As ações que apoiam essa crença já estão sendo tomadas: estudos para que quem ganha até R$ 5 mil sejam isentos do imposto de renda, mudanças na precificação dos combustíveis e a extensão do Minha Casa Minha Vida à classe média estão em curso.

Fim do teto de gastos

O novo arcabouço fiscal vem pra colocar o pobre no orçamento. Com o fim do Teto de Gastos o governo poderá voltar a investir nos programas sociais.

Atração de investimentos estrangeiros e novos negócios

Lula rompeu o isolamento do Brasil no cenário internacional. Voltou a negociar com todos os países e fomentar o comércio com eles. A retomada do Fundo Amazônia e das relações com países como a China ampliam o cenário de novos negócios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo