Noticia

“O governo Bolsonaro é o responsável pela destruição ambiental no Brasil”, dispara Erika Kokay

A deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) participou, nesta terça-feira (06), da reunião da Comissão Externa da Câmara Federal destinada a acompanhar e promover estratégia nacional para enfrentar as queimadas em biomas brasileiros. Deputados e deputadas questionaram autoridades do Ministério da Justiça, da Defesa e secretarias de Meio Ambiente de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sobre as ações de governo no combate aos incêndios no Pantanal.

Erika Kokay afirmou que existe um interesse oculto no uso das forças de segurança nacional no combate às queimadas, e não é evitar maiores danos ao bioma e, sim, atender ao interesse de grandes proprietários de terra. “Há um poder discricionário a serviço do latifúndio, que movimenta o Estado. As instituições que existem para assegurar o meio ambiente foram capturadas pelo interesse do agronegócio”, afirmou a parlamentar. 

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que integra a Comissão Externa Destinada a Acompanhar e Promover Estratégia Nacional para Enfrentar as Queimadas em Biomas Brasileiros, cobrou a presença dos aviões Hércules C-130, que podem carregar até 12 mil litros de água no combate ao fogo.

“General, pega as Forças Armadas e acaba com esse fogo, põe todos os Hércules lá, mostra força diante do fogo. Estamos vendo o fogo se alastrar. Poderíamos ver uma ação muito mais forte no Pantanal do que nós estamos tendo”, afirmou.

A Comissão Especial se reúne toda semana para buscar soluções para o grave problema ambiental que assola o país.

Com informações da Agência Câmara

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo