BannerDistrito Federal

Inaugurado o Comitê Popular de Lutas Lago Norte

Reunidos no “Ninho do Dragão”, espaço que acolhe desde sempre a luta por uma cidade e um país mais justo, foi realizado o primeiro encontro de moradores do Lago Norte para organizar a mobilização para o projeto de reconstrução e transformação nacional, a partir da criação do Comitê Popular de Lutas Lago Norte, no último sábado (21).

O trabalho proposto está alinhado à estratégia nacional da Jornada Nova Primavera e contará com o apoio e orientação do Partido dos Trabalhadores por meio de sua Escola de Formação Nacional.

Além da oportunidade de conhecer os integrantes do novo grupo, foi possível ouvir dirigentes do PT DF, como Jacy Afonso e José Wilson, bem como pré-candidato(a)s e representantes de outras regionais, sobre o desafio, a importância e as experiências na composição dos Comitês Populares de Luta.

José Doralvino, coordenador do Comitê, lembra que “a Nova Primavera nos remete ao espírito do início do PT: a organização de base, no nosso caso local de moradia e o velho e eficiente trabalho formiguinha. Assim, construímos nosso presente de luta à altura do enfrentamento para elegermos LULA PRESIDENTE e uma bancada de esquerda progressista. Fortalecemos, também, o pilar de sustentação do futuro Governo para enfrentar os ataques que virão ao longo de todo o mandato. Juntos e unidos somos muito fortes.”

Presente também o pré-candidato ao Senado pelo DF, Geraldo Magela, que ofereceu seu apoio e suas sugestões para a implementação de ações do novo Comitê, dentre elas:

  • toda a militância deve “mostrar a cara”, ostentando faixas, cartazes, bandeiras em suas casas e levando a militância para as ruas.
  • fazer abordagem de vizinhos (porta em porta) e de funcionários do comércio local, especialmente durante os horários em que há menor movimento, quando é possível conversar com cada um individualmente.
  • cada integrante do Comitê deve assumir o desafio de levar pelo menos mais um à próxima reunião do Comitê.
  • mobilizar filhos e netos para trazer a juventude para a campanha.

A Coordenação do Comitê ficou assim composta (ordem alfabética):

Alberto Gerardi
Doralvino Sena
Laura Lima
Selma Siqueira

Demais deliberações:

  • Reuniões presenciais ocorrerão quinzenalmente em data e horário a serem definidas e divulgadas pela coordenação do grupo.
  • A coordenação ficará responsável pela administração e moderação do grupo de WhatsApp criado como ferramenta de comunicação com seus integrantes. A moderação terá como objetivo tornar mais objetiva essa comunicação, limitando a interação dos membros com publicações no grupo apenas quando houver necessidade de oferecer posicionamento sobre alguma deliberação proposta pela coordenação.
  • Cada integrante do grupo poderá atuar diretamente na quadra em que mora, fazendo o trabalho de abordagem porta em porta, apresentando o comitê e as propostas do PT e seus candidatos. Para facilitar esse trabalho, a coordenação disponibilizará planilha, elaborada pelo PT-DF, com a relação dos moradores filiados ao PT por quadra. Assim, é possível iniciar o trabalho contatando aqueles que já têm alguma propensão a encampar a luta e se juntar ao grupo.
  • A coordenação apresentará nos próximos dias um plano de trabalho com sugestão de atividades para o próximo mês.

Outras sugestões sobre formas e locais de abordagem foram colocadas e anotadas pela coordenação do Comitê para que sejam discutidas e viabilizadas, se for o caso, ao longo da atuação do grupo.

Os trabalhos foram encerrados com um momento de confraternização com canjica, quentão, quitutes juninos e fogueira, tudo isso somado ao calor do desejo de transformação que se concentrou por ali!

Comitês no DF

O Distrito Federal conta com 45 Comitês Populares até o momento. O PTDF e todos os Setoriais, Secretarias e Zonais estão mobilizados para que mais espaços de luta sejam criados.

A meta é atingir 5 mil Comitês em todo o Brasil até final de junho.

Para montar seu Comitê acesse o Casa 13, que dispõe de todas as informações, materiais e dicas.
O partido também disponibiliza uma CARTILHA com todos os passos para a criação de um Comitê.

Veja a galeria da inauguração do Comitê Lago Oeste:

Fonte: Comitê Popular de Lutas Lago Norte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo