Sem categoria

Campus France abre seleção para estudar na França com bolsa de estudos

Via Eu Estudante

Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior, abriu processo seletivo para quem se interessa em fazer uma graduação ou pós-graduação na França. Candidatos podem fazer inscrições pelo site da agência, e o sistema permite escolher mais de uma opção de curso, em instituições públicas ou privadas, para aumentar as chances de admissão.

Para participar da seleção, o candidato deve criar um dossiê eletrônico com informações sobre o percurso acadêmico e profissional, além de motivação e outros anexos. É possível se candidatar para fazer uma graduação completa ou uma espécie de transferência, com ingresso no 2º ou 3º ano.

A data limite para envio da documentação varia entre 15 de janeiro e 4 de março, em função do tipo de projeto.

Com funcionam as bolsas 

Ao efetuar a candidatura por meio da plataforma do Campus France Brasil, os candidatos concorrem, automaticamente, às bolsas de exoneração parcial das taxas anuais. Com o benefício, o valor cai de 3 a 4 mil euros por ano a, no máximo, 243 euros por ano. Essas bolsas são concedidas pela Embaixada da França no Brasil (Bolsa Bienvenue en France) ou pelas próprias universidades francesas.

Por que escolher a França

Todos os anos, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a França é o 5º país do mundo que mais acolhe estudantes internacionais.

O Brasil, representado por mais de 5 mil pessoas, é o primeiro país latino-americano e o 15º do mundo com mais presença nas instituições francesas.

Mesmo com a diminuição do número global de brasileiros que foram estudar na França em 2020 devido à pandemia, houve um aumento de 15% no número de candidaturas individuais. Ou seja, projetos de estudos de graduação ou pós-graduação que não fazem parte de acordos de intercâmbio entre universidades brasileiras e francesas.

O custo relativamente baixo dos estudos é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Nas universidades e escolas públicas, parcialmente subsidiadas pelo governo, as taxas variam entre 400 a 3.770 euros anuais. Nos estabelecimentos privados, o custo pode variar entre 5.000 e 16.000 euros por ano.

Com o visto de estudante de longa permanência, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas também têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.

Para informações detalhadas sobre a quantidades de cursos que podem ser indicados, o calendário e o processo de candidatura, acesse o site do Campus France Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo