AgendaBannerblogComitês Populares de LutaDistrito FederalHomeNoticia

Juro menor, economia maior: População vai às ruas pelo desenvolvimento do Brasil

CUT, centrais sindicais, movimentos populares e partidos políticos farão amanhã, 21, atos políticos por todo o Brasil pela diminuição da taxa básica de juros praticada pelo Banco Central. No DF, a manifestação acontecerá no Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B, Edifício Sede do BC, a partir das 12h30.

Segundo Jacy Afonso, presidente do PT/DF, “É fundamental que a sociedade se envolva nessa discussão e se manifeste. As altas taxas de juros têm impacto na vida de todos os brasileiros, e somente com a pressão popular esse assunto se firmará no debate público e conseguiremos ter resultados positivos”.

Por que os juros altos prejudicam o país?

Diz a sabedoria popular brasileira que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Um ditado que pode explicar de maneira simples a questão da taxa de juros praticada pelo Banco Central do Brasil (BC).

A taxa básica de juros – também chamada de taxa selic – é um instrumento usado pela instituição para controlar a inflaçao no país. Porém, quando está acima do necessário, refreia a economia diminuindo o investimento do setor produtivo, a produção, a quantidade de empregos e o dinheiro que circula.

É por isso que Lula, e sua equipe econômica, vem pressionando o presidente do BC para diminuir a taxa de juros: Lula quer ver o país crescer e se desenvolver! Um anseio compartilhado por 99% da sociedade brasileira, que precisa de trabalho e quer consumir bens para ter uma vida melhor. O 1% dos restantes, são os grandes investidores que têm um altíssimo lucro com os juros altos, pois com isso têm um rendimento maior nos investimentos improdutivos, que não geram emprego e nem renda para o trabalhador.

Por que o Banco Central mantem a taxa de juros tão alta?

Desde o início, o governo Bolsonaro, por meio de Paulo Guedes, operou para que o Banco Central do Brasil obtivesse a autonomia. Com a maioria no Congresso Nacional, o BC ficou autônomo em fevereiro de 2021.

Essa qutonomia é questionada por especialistas que afirmam que ela não e completa. Muitos afirmam que a autonomia do BC se dá somente em relação ao governo, que poderia utilizar os instrumentos que o BC controla para melhorar a economia do país. Contudo, eles apontam que o BC é completamente subserviente em relação ao mercado financeiro, que segundo eles, controlm os rumos da instituição. E, o mercado financeiro é exatamente o 1% da sociedade que se beneficia das altas taxas de juros no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo