Noticia

“Confiscar salários dos servidores é enfraquecer os serviços públicos”

Em meio à enorme crise gerada pelo coronavírus, grupos ultraliberais têm se aproveitado para atacar servidores públicos, segmento que tem se mostrado essencial no combate ao vírus.

A PEC do orçamento de guerra (PEC 10/20) ─ que pode ser votada nesta sexta-feira (3) ─ apresenta duas emendas (4 e 5) propostas pelo partido Novo que propõem a redução salarial dos servidores públicos dos Três Poderes de até 50%.

As emendas não foram acatadas no parecer do relator da PEC, Hugo Mota (Republicanos/PB), mas, durante o processo de votação, poderão ser reinseridas.

Na avaliação da secretária de Comunicação da CUT DF e servidora pública da base do Sindjus, Ana Paula Cusinato, as emendas propostas pelo Novo são extremamente prejudiciais diante da crise gerada pelo coronavírus.

Para ela, ao desvalorizar o servidor público ─ que está diariamente atuando na prestação de serviços à população ─ o partido enfraquece também os serviços públicos, que têm se mostrado essenciais nessa pandemia.

“Com a pandemia do coronavírus, oportunistas como Paulo Guedes e o partido Novo têm tentado se aproveitar da situação para implementar sua agenda ultraneoliberal, que, na verdade, tem propostas que são nocivas ao enfrentamento de uma crise como esta. Na verdade, a crise que estamos vivenciando apenas comprova como precisamos dos serviços públicos fortalecidos”, disse.

Ana destaca ainda que, neste momento, é fundamental que os trabalhadores, sejam da iniciativa privada ou do setor público, tenham seus empregos e seus salários garantidos por políticas públicas.

“Não há espaço para retirada de direitos. Para além disso, temos de cuidar para que os trabalhadores informais tenham garantia à renda mínima e fiquem em casa, evitando, assim, mais mortes em nosso país. Vamos acompanhar e atuar em defesa de direitos, contra a redução de salários”, finalizou.

Atualização PTDF: a deputada Erika Kokay acaba de anunciar em seu Twitter que, por pressão dos sindicatos e parlamentares de oposição, a emenda que previa redução nos salários dos servidores públicos foi rejeitada:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo