Distrito FederalJuventudeNacional

MEC inaugura novos espaços no Instituto Federal de Brasília

São laboratórios e salas de aula com instalações modernas a fim de qualificar o ensino e a prática profissional


O Ministério da Educação (MEC) participou, na última sexta-feira (7), da cerimônia de inauguração da obra do Centro de Formação Tecnológica (CFT), do Laboratório de Pesquisa Aplicada e Prática Profissional e do Espaço do Estudante, no Campus Estrutural, do Instituto Federal de Brasília (IFB). O investimento em infraestrutura proporciona um ambiente qualificado ao aprendizado, sintonizado com o mundo do trabalho, o desenvolvimento de projetos na perspectiva da cultura maker e o estímulo ao protagonismo juvenil.

Os estudantes poderão utilizar os laboratórios para aprimoramento no ensino de montagem, desmontagem, medição e diagnóstico de motores, ensino de técnicas de soldagem, de metrologia, pneumática e simulação de uma oficina automotiva.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, destacou que a atual gestão do MEC está trabalhando para concluir todas as obras paralisadas ou atrasadas para que os estudantes tenham espaços adequados ao processo de ensino aprendizagem.

“Nesses próximos quatro anos, a política do Governo Federal é fazer com que nós ampliemos a oferta com novos campi ao tempo que investimos na consolidação de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, informou Getúlio.

O Laboratório de Pesquisa Aplicada e Prática Profissional tem foco no desenvolvimento de projetos na perspectiva da cultura maker, permitindo aos estudantes a aquisição de habilidades na metodologia do “aprender fazendo”.

A reitora do IFB, Luciana Massukado, ressaltou a importância da entrega das obras para a comunidade acadêmica, fortalecendo ainda mais a educação profissional e tecnológica. “Em todas as nossas unidades vocês irão encontrar um Centro de Formação Tecnológica que tem todos os equipamentos e infraestrutura para auxiliar no aprendizado”, relatou a reitora.

O diretor-geral do Campus Estrutural, do IFB, Giano Luís Copetti, destacou o empenho e a dedicação de todos os envolvidos no projeto de construção e acompanhamento das obras de entrega do CFT. “Essa conquista é de toda a comunidade do instituto pelo trabalho em coletivo realizado”, afirmou o diretor-geral.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo