BannerDistrito Federal

Zonais PT DF: Gizely Ribeiro Pôrto é a presidenta do PT Sobradinho há dois mandatos

Na sequência da série sobre os presidentes e presidentas das Zonais do Partido dos Trabalhadores no DF, apresentamos a presidenta do PT Sobradinho, companheira Gizely Ribeiro Pôrto que está em seu segundo mandato à frente da Zonal.

Professora há mais de 20 anos, com ativa militância no Sindicato dos Professores do DF, Gizely é ex-coordenadora do Núcleo de Base Alternativa Popular Socialista e também compôs a Executiva do PT Sobradinho. Como presidenta, está há cinco anos representando o Partido dos  Trabalhadores na cidade.  

Gizely e PT Sobradinho: militância ativa e aguerrida

Entre as principais atividades desenvolvidas pelo Diretório, estão:

– Organização da zonal e militância.

– Inauguração do espaço sede do PT Sobradinho.

– Reuniões para formação e organização.

– Realização do Happy Hour na sede.

Próximas atividades

– Cursinho comunitário, socialista e social.

– Atualização de cadastro de filiados.

Eleições 2022

 A Zonal já trabalha na organização da militância, para que a base colabore, principalmente, com a eleição do companheiro Lula. Gizely diz que o PT Sobradinho disponibiliza seu espaço para as campanhas minoritárias.

Sobradinho – RA V – Como tudo começou

Região serrana, Sobradinho foi fundada no dia 13 de maio de 1960, mas só chegou a ser oficializada mais tarde, pelo Decreto nº 571, de 1967. Atualmente, de acordo com a CODEPLAN, são 68.500 habitantes. Desse total, 49% estão na faixa etária de 25 a 59 anos. As crianças de zero a 14 anos representam 18% e os idosos 18%. Os que possuem nível superior completo e incompleto representam 18% e 10%, respectivamente. As atividades são predominantemente no Comércio, 34%, Administração Pública, 24% e Serviços Gerais, 11%, cada categoria. A Construção Civil representa 4%.

Na versão lendária mais popular, o nome da Região Administrativa veio da existência de um velho cruzeiro de madeira rústica, erguida antes de 1850, às margens de um ribeirão numa fazenda e no qual teriam sido construídas duas casinhas do pássaro João-de-Barro, sobrepostas, em cima do braço direito do mesmo. Tal fenômeno atraía a atenção dos viajantes, que passavam a tomar por referência aquele ponto geográfico, denominando-o “Cruzeiro do Sobradinho” ou “Sobradinho do Cruzeiro”.

Na outra corrente, nestas terras existiu um pequeno sobrado que servia de referência para os contrabandistas de ouro que procuravam burlar o fisco real. A rainha de Portugal, Dona Maria, a louca, tomou conhecimento do fato e mandou construir nas proximidades um posto fiscal para conter o trânsito ilegal de minério. Isto foi suficiente para circular entre os garimpeiros, que procuravam alertar uns aos outros, com a seguinte advertência: “cuidado com o posto que a rainha colocou depois do sobradinho”. 

O certo mesmo é que com o passar dos tempos, o ribeirão local terminou por ser denominado “Córrego Sobradinho”, do que resultou, por referência geográfica, a mesma denominação para as fazendas das redondezas, como “Sobradinho-Moji” e “Sobradinho dos Mellos”. E, assim, a partir de 1959, o loteamento da área onde está a Sede da RA-V, elaborado pela Novacap recebeu, também, o nome de Sobradinho.

(Fonte: Administração Regional de Sobradinho)

PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo