Noticia

Glenn Greenwald: Moro era o chefe dos procuradores e fingia ser imparcial 

Jornalista e autor da série de reportagens que enterra a tese de imparcialidade da Lava Jato participou nesta terça (25) de audiência pública na Câmara dos Deputados

A presença do jornalista Glenn Greenwald na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) nesta terça-feira (25) transformou o que era para ser uma audiência pública num caloroso e urgente debate sobre direito constitucional e liberdade de imprensa.

Mas não só. Convidado por meio de requerimento proposto pela Oposição para falar sobre a série de denúncias que desmorona a tese de imparcialidade da Operação Lava Jato, o estadunidense que vive há 15 anos no Brasil enfrentou – com provas e convicção – cada um dos questionamentos dos parlamentares sem perder a lisura que faltava aos raivosos membros da bancada governista presentes.

Cada um deles custava a ouvir o que as reportagens publicadas pelo The Intercept já deixaram evidentes: “Este material que estamos publicando já mostrou e vai continuar mostrando que Moro era o chefe da força-tarefa da Lava Jato, era o chefe dos procuradores. Ele está o tempo todo mandando o que os procuradores deveriam fazer e depois fingia ser imparcial”.

Tamanho o peso de suas declarações (e das matérias assinadas por ele) que, antes mesmo de dizê-las,  já avisara aos presentes que intimidação alguma lhe faria deixar o país. “Eu não vou sair do Brasil porque eu confio na Constituição brasileira que é muito clara ao proteger a liberdade de imprensa. Aliás, seria interessante que o partido do governo lesse o artigo 5 que diz todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, invocou o jornalista.

Houve tempo também para relembrar aos desmemoriados parlamentares bolsonaristas que ele mesmo, Glenn, chegou a defender a Lava Jato durante prêmio entregue a procuradores da operação e que, a exemplo de muitos outros brasileiros, sente-se agora traído pelos escandalosos métodos usados por seus agentes com o pretexto de combater a corrupção.

“ Deltan Dallagnol e outros procuradores estavam lá (durante a entrega do prêmio, realizado no Canadá) e ouviram o meu discurso, depois o Deltan disse numa rede social: “o renomado jornalista Glenn fez um discurso que todos os brasileiros deveriam escutar” (…) Eu acreditei que a operação era muito importante para combater a corrupção e é justamente por acreditar no combate à corrupção que eu estou fazendo esta reportagem agora”, reiterou.

Prova de veracidade

A principal arma dos parlamentares e da militância do governo de extrema direita, principal beneficiado pelas articulações de Moro e da Lava Jato, é tentar colocar em xeque a veracidade das informações reveladas pelo jornalista. Mas não só. Também tentam incriminá-lo por consegui-las.

O próprio Glenn tem o argumento infalível.  “Obviamente quando recebemos este material passamos semanas checando a sua veracidade. Todos os jornalistas que investigaram as conversas atestaram que elas são verídicas Moro e Dallagnol sabem disso e colocam em xeque para criar dúvidas na população”, avalia.

Para o profissional, que já ganhou os principais prêmios da categoria no Brasil e nos EUA, é impossível lutar contra a corrupção usando de comportamento corrupto. “A democracia no Brasil vai ficar muito mais forte depois deste caso. O que estamos fazendo é simplesmente jornalismo”.

Glenn aproveitou também para enviar um recado a Moro. “Ele tem que parar com a tática de nos tentar criminalizar porque essa é uma tática contra a liberdade de imprensa. Isso não vai fazer nada a não ser estragar a imagem do país internacionalmente. Este material vai continuar a ser publicado e ele não poderá fazer nada sobre isso”.

Sobre os próximos episódios da série do The Intercept, ele dá um pequeno spoiler: “A postura do Deltan foi tão subserviente que vocês vão sentir vergonha quando for divulgada”.

Da Redação da Agência da PT de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo