ArtigosGeralHomeNacional

Participação de Lula em Cúpula do Brics

Discussões Cruciais sobre a Situação em Gaza e Oriente Médio

Lula participará de uma cúpula virtual do Brics nesta terça-feira para discutir a situação em Gaza. A cúpula extraordinária reunirá representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Recentemente, o Conselho da ONU aprovou uma resolução solicitando uma pausa humanitária, com o Brasil e a China votando a favor, enquanto a Rússia se absteve.

A África do Sul, na qualidade de presidente do grupo Brics, conduzirá uma reunião virtual extraordinária sobre a situação em Gaza e no Oriente Médio. O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, convocou a reunião, que contará com a participação dos líderes dos países convidados durante a última cúpula do grupo em Johanesburgo, incluindo Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos.

Ramaphosa, que recentemente solicitou uma investigação ao Tribunal Penal Internacional sobre o conflito entre Israel e a Faixa de Gaza, abrirá a reunião do Brics. Cada país, membro ou convidado, terá a oportunidade de se manifestar durante a reunião, que contará também com a participação do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

Após a cúpula, está prevista a adoção de uma declaração conjunta sobre a situação no Oriente Médio, com foco especial em Gaza. A África do Sul, historicamente defensora da causa palestina, reforça sua posição durante esta reunião, destacando paralelos com sua luta histórica contra o contra o apartheid, um compromisso que perdura desde o advento da democracia no país.

Comunicação PTDF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo