HomeInternacional

Foro de São Paulo: 33 anos em defesa da integração regional e da democracia

Articulação de partidos e movimentos políticos de esquerda e progressistas foi criada em 1990, durante encontro na cidade de São Paulo


O Foro de São Paulo conta atualmente com 123 partidos membros em 27 países, que se reúnem em um encontro anual.

Em sua estrutura funcional existe o Grupo de Trabalho, que é composto por representações de 16 países, com reuniões periódicas, além de possuir 3 Secretarias Regionais: Cone Sul, sediada no Uruguai; Andino Amazônica, sediada provisoriamente na Colômbia e Mesoamericana e Caribenha, sediada em El Salvador.

A estrutura do Foro engloba ainda uma Secretaria Executiva, que é responsável por dar encaminhamento às decisões tomadas nas plenárias anuais, nas reuniões regionais e do Grupo de Trabalho. Atualmente, a Secretaria Executiva tem sede na cidade de São Paulo e o PT ocupa essa função.

Os encontros anuais reúnem, além dos partidos membros, convidados de movimentos sociais e organizações políticas de outros continentes. Dentre as atividades realizadas se destacam as plenárias gerais; encontros setoriais de Mulheres, Juventude, Afrodescendentes, Povos Originários, Rede de Fundações e Escolas, dentre outros; oficinas temáticas sobre Meios de Comunicação, Luta Anticolonialista, Seminário sobre Governos Progressistas, dentre outras e a Escola de Formação.

O Foro também mantém relações políticas com outras iniciativas que aglutinam partidos políticos latino-americanos e caribenhos, como a Conferência Permanente de Partidos Políticos de América Latina (COPPPAL), e a Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL), bem como organizações de outros continentes.

As ações do Foro de São Paulo são baseadas em quatro princípios fundamentais: Democracia e Autodeterminação; Integração Regional e Soberania; Anti-imperialista e Antineoliberal e Unidade e Solidariedade.

Resumo histórico

Em julho de 1990, os líderes Lula e Fidel Castro convocaram uma reunião de partidos, movimentos e organizações de esquerda com o objetivo de provocar uma reflexão a respeito dos acontecimentos após a queda do Muro de Berlim, o Consenso de Washington e também para discutir os rumos sob a ótica da esquerda da América Latina e Caribe.

Essa reunião, que ocorreu na capital paulista, deu origem à criação do Foro de São Paulo, mas nessa ocasião não foi denominada assim. O encontro reuniu 48 partidos e organizações representantes de várias experiências e matrizes ideológicas e políticas da região latino-americana e caribenha.

No encontro, foi aprovada a Declaração de São Paulo (link), documento histórico que expressa a vocação, os princípios e objetivos de todos os partidos e movimentos representados no encontro.

O nome Foro de São Paulo só foi consagrado durante o segundo encontro, em 1991, realizado na Cidade do México. Lá começou concretamente a caminhada rumo à “construção de uma articulação latino-americana e caribenha de partidos e movimentos políticos em oposição ao neoliberalismo e ao imperialismo, comprometida com uma proposta de integração regional, a reafirmação da soberania e da autodeterminação de América Latina e Caribe e das nossas nações”, como define a Declaração.

Resistência, ação política e enfrentamento

Ao longo da década de 90, os encontros do FSP consolidaram o desejo de continuidade do diálogo e do intercâmbio entre a diversidade de organizações partidárias e dos movimentos políticos da América Latina e Caribe.

Ao mesmo tempo, essas forças políticas buscaram resistir ao modelo neoliberal e para isso estabeleceram interlocuções importantes junto aos movimentos sociais, sindicais e populares, principalmente nas campanhas empreendidas contra a criação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).

Neste mesmo período destaca-se o importante papel do Foro de São Paulo na construção e consolidação do Fórum Social Mundial, que até hoje vem sendo realizado através de um rodízio de países de vários continentes.

Assim como é fundamental registrar que, entre o final da década de 90 e meados dos anos 2000, diversas organizações partidárias que compõem o Foro conquistaram pela primeira vez governos nacionais de seus países por meio de uma série de vitórias eleitorais históricas na região.

Esses novos governos de esquerda ou de centro-esquerda, apesar das suas diferenças sociais, econômicas e políticas regionais, implementaram políticas públicas inclusivas que reduziram desigualdades históricas continentais.

Além disso, fortaleceram a política externa e a integração regional que resultaram na construção no fortalecimento do Mercado Comum do Sul (Mercosul), na criação da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

A partir de 2015, os partidos e organizações pertencentes ao Foro de São Paulo passaram a enfrentar um novo desafio diante dos fortes ventos da contraofensiva neoliberal em praticamente todo o continente.

Em janeiro de 2017, o Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo apresentou ao conjunto dos partidos membros um novo documento, intitulado de Consenso de Nossa América (link) em que se analisava toda a trajetória da organização e lançava novos debates e proposições.

Em julho do mesmo ano, o XXIII Encontro Anual, em Manágua, Nicarágua, tomou o documento como referência para os debates nos partidos e movimentos da região.

No citado documento, os valores e princípios que norteiam a existência do Foro se somaram aos instrumentos políticos da mudança construídos ao longo dos anos pela organização.

Da Redação do PT Nacional, com site do FSP

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo