AgendaBannerDistrito FederalHome

Central de Movimentos Populares realiza Congresso no DF

No próximo dia 30, domingo, terão início as plenárias preparatórias regionais da Central de Movimentos Populares (CMP). Segundo o movimento, o objetivo é a construção de um Socialismo democrático. Para a sua concretização, ressalta o CMP, o eixo principal de atuação é a defesa e a conquista de políticas públicas com participação popular.

A Central de Movimentos Populares-CMP foi fundada no Primeiro Congresso Nacional de Movimentos Populares, realizado em Belo Horizonte em 1993, com a participação de quase mil delegados, representando movimentos de combate ao racismo, mulheres, juventude, população LGBTQIA+, população de rua, pessoas com deficiência, saúde, saneamento, direitos humanos, moradia e habitação digna, meio ambiente, entre outros.

“Essas expressões, carregadas de vigor, formavam à época o mosaico da luta social e popular”, relembra Antonio Sabino, coordenador da CMP-DF.

Datas e locais das plenárias

Etapa de Base (Regional) DF – Plenárias Deliberativas

Plenária Regional Norte dia 30 de abril (domingo) – 9h – Paranoá – Local provavel: CEDEP

Plenaria Regional Sudoeste – dia 6 de maio (sábado) – 14:30 – Taguatinga – Local a definir

Plenária Regional Sul – dia 20 de maio (sábado) – 10:00h, no Gama – CRC(CENTRO DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES)do Gama
Endereço: QI 06 lotes 20/80 Setor de industrial Leste do Gama.

Plenária Regiao Central – dia 28 de maio (domingo) – 9:30 h – Guará/Estrutual: Local a definir

Quais Movimentos e Grupos podem participar da CMP?

Movimentos, grupos e militantes de atuação social, que tenham praticas e concepção estratégica de luta contra a concentração de poderes e renda nas mãos de poucos e que combatam a desigualdade social e qualquer forma de discriminação e preconceito.

Relação com Partidos e Governos

A CMP defende estabelecer relações políticas com partidos e governos alinhados com os objetivos das classes populares, mas sem perder a sua autonomia. Sob essa condição, é preciso articular os fatores sociais e institucionais que possibilitem a construção de condições da melhoria da qualidade de vida da população.

O movimento popular deve ser sujeito político de sua própria história.
Vitórias eleitorais de governos comprometidos com as reivindicações da CMP são importantes, mas não substituem a organização e a mobilização dos movimentos em torno de sua bandeiras de lutas.

Desafios da CMP

Superar a fragmentação dos movimentos populares, articular as lutas comuns em uma estratégia nacional para avançar na construção das políticas públicas com participação popular, rumo a uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Quem é a CMP

A CMP é uma entidade criada pelos movimentos populares de natureza e temáticas diversas. Porém, ela não é em si, um movimento, é uma entidade que congrega as forças populares em suas diversas formas de expressão e de lutas.

Principal eixo de luta

A CMP foi fundada com a finalidade de superar o isolamento e a fragmentação dos movimentos populares e tornar-se articuladora e referência política, sem que eles percam a sua autonomia e especificidade.

Articular os diversos movimentos, que lutam por suas temáticas sob bandeiras amplas e jque tocam a todos eles e à sociedade em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo