HomeNacional

Lula mobiliza comunicadores na reta final: “Vamos falar com o coração” 

Por: PT Nacional

Lula se reuniu, na manhã desta terça-feira (13), em um encontro virtual, com comunicadoras e comunicadores de todo o Brasil que estão engajados em sua eleição para presidente. Na atividade, foi disponibilizado um manual para o segmento, com 13 pontos para ajudar a eleger Lula presidente, que pode ser acessado aqui.

A esses profissionais, Lula pediu empenho nessa reta final da campanha e defendeu que as ruas e as redes sejam inundadas com mensagens de solidariedade e esperança.

“Nós temos uma vantagem em relação aos robôs deles. Nós não somos algoritmos, nós somos seres humanos e não queremos perder nossos sentimentos. Temos de colocar nas nossas mensagens aquilo que mais toca o ser humano, que é o coração. Por isso que falar de amor, de esperança, de futuro é tão importante”, disse Lula.

O ex-presidente defendeu uma “comunicação mais leve”. “Vamos falar diretamente à mulher, diretamente ao homem, falar dos problemas que eles estão sofrendo. Neste instante, nossa candidatura representa a esperança”, acrescentou.

Chegada da primavera

Na avaliação de Lula, setembro, que marca o início da primavera, é perfeito para nos lembrarmos de que os poderosos podem tentar matar uma, duas ou três rosas, mas não conseguirão deter a chegada da primavera. 

“No dia 22, começa a primavera, e dias depois terá a eleição. E o povo brasileiro vai se dirigir à urna para digitar seu voto com muita esperança, com muito amor, muita paz, muita leveza espiritual para que a gente possa mostrar que nós temos que reconstruir, não apenas a economia do país, o processo de industrialização, a geração de emprego, mas reconstruir o modo gostoso de viver, o modo da família viver em paz, com esperança, em harmonia”, avaliou.

E prosseguiu: “É o momento de colocar a alma para trabalhar e o coração para falar, para que a gente, sem ódio, sem fazer nenhuma provocação nem o jogo rasteiro dos nossos adversários, elevando o nível político da campanha, a gente possa dedicar esse tempo que falta para a gente ganhar essas eleições”.

Na opinião do ex-presidente, o povo nunca precisou tanto de uma vitória do campo progressista. “E estou convencido de que o humanismo, a fraternidade, a solidariedade, a compaixão e a bondade vão vencer o desprezo dessa gente que não acredita no ser humano”, disse.

Congresso, campanhas estaduais e primeiro turno

Lula ressaltou a importância de motivar as pessoas a irem votar e sempre comunicar o quanto é importante eleger também deputadas e deputados, senadoras e senadores alinhados com as propostas de sua campanha. E pediu empenho também para as campanhas nos estados.

É importante não nos esquecermos de falar nos nossos candidatos nos estados. Nós temos a perspectiva de eleger o presidente da República e eleger junto o governador de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de nove estados do Nordeste e outras regiões. Não é pouca coisa o que pode acontecer nessas eleições”, destacou.

Para Lula, não é soberba nos empenharmos para um vitória já no primeiro turno. “É preciso acreditarmos que é possível a gente vencer as eleições no primeiro turno. Tem gente que tem vergonha, ‘ah, não vamos falar em ganhar no primeiro turno porque parece soberba’. Mas, se tem candidato com 1% acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho de acreditar que é possível, nesses próximos 20 dias, conquistar os votos que faltam. Sem desprezo a ninguém.” 

Por fim, voltou a falar de esperança. “Esse Brasil está pronto para ser reconstruído. Depende de mim, depende de vocês e depende da vontade do povo brasileiro. A urna é o lugar da gente digitar esperança. E esperança, neste momento, significa o 13. Então, vamos ao trabalho e, por favor, transmitam muita solidariedade e muita fraternidade nas mensagens que vocês vão dar daqui para frente.” 

Rede de comunicadores

O evento foi organizado em parceria com todos os partidos que formam a coligação que apoia a chapa Lula-Alckmin (PT, PSB, PCdoB, PV, Psol, Rede, Solidariedade, PROS, Avante e Agir).

Os comunicadores presentes atuam não só nessas 10 legendas como também fazem parte de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, sindicatos e rádios comunitárias, entre outras entidades.

Abrindo o evento, o prefeito de Araraquara (SP) e coordenador da campanha de Lula e Alckmin, Edinho Silva, disse estar convicto que, bem organizada, essa rede de comunicadores se torna mais forte que os robôs e fake news bolsonaristas.

“Não vamos competir com a mesma estratégia de robôs, gabinete do ódio. Vamos nos organizar. Organizados, somo mais fortes, porque, se eles têm robôs, nós temos sonhos”, defendeu Edinho.

O secretário nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, também saudou e agradeceu as presenças. “É fundamental na reta final darmos a arrancada da verdade. Não precisamos de mentiras, de fake news nem de canelada porque temos proposta”, assegurou.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo