BannerDistrito Federal

Eleita nova composição do Conselho de Cultura do Jardim Botânico

O Conselho Regional de Cultura do Jardim Botânico (CRC JB) estava ameaçado de extinção.

Fatores como a pandemia, falecimentos de seu presidente, o cantor Paulo Cavalcante e de uma conselheira, além da deserção de outros, provocaram a instabilidade no Conselho de Cultura do Jardim Botânico, quase levando-o à extinção.

Diante desse quadro, as conselheiras Alessandra Macedo Avelino e Vera Lúcia Oliveira, tomaram a iniciativa de articular a eleição para o Conselho de Cultura, o que permitiria a sua recomposição e assim, retomar suas atividades. No dia 28 de maio, ocorreu, portanto, a eleição de cinco novos membros do CRC JB. A participação no CRC é considerada  uma prestação de serviço público relevante e é não remunerado.

Alessandra Macedo ressalta que, o principal objetivo do Conselho Regional de Cultura do Jardim Botânico, é fortalecer e aprofundar o Sistema de Arte e Cultura ao trazer a voz da sociedade cultural na região, contribuindo, assim para que o Jardim Botânico tenha uma identidade cultural que faça tradição e história no Distrito Federal. “O DF foi formado a partir da migração de pessoas de diversas regiões do Brasil, aspecto esse que se reflete nas manifestações culturais brasilienses. Aqui na nossa Região Administrativa temos muitos artistas espalhados, a ideia é continuar o mapeamento desses artistas e envolvê-los nas ações do Conselho. Em duas eleições que estive presidindo a Comissão de Elaboração e Execução, pude catalogar aproximadamente 150 artistas de vários segmentos culturais no Jardim Botânico”, diz ela.

Veja a lista dos eleitos e os votos obtidos:

Ronaldo Ferreira – 49 votos

Sadi Carmo – 37

Edelson Nagues – 27

Janice Affonso – 18 votos

Mylla Sousa – 16 votos

O professor de História e artista plástico, companheiro Ronaldo Ferreira, diz que a recomposição do Conselho de Cultura do Jardim Botânico é importante para a comunidade, por ser uma espaço de representatividade da população local. “O  CRC faz uma ponte entre a Administração, o Conselho de Cultura do DF) e as pessoas. Assim, o CRC do JB dialoga com essas estâncias de poder e não podíamos perder esse espaço”, comemora.

Ronaldo diz que a nova composição do CRC JB já está em plena atividade: “No dia 26 de maio, participei, pelo nosso CRC, do Seminário Nacional de Cultura, promovida pela Câmara dos Deputados, onde pautas importantes foram discutidas , como o papel da cultura no processo de reconstrução e redemocratização do país; a derrubada dos vetos com referência as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc II; a reconstrução das políticas públicas de cultura, a reconstrução do Ministério da Cultura e o Marco Regulatório do Fomento à Cultura, que encontra-se em tramitação naquela casa legislativa. Precisamos, enquanto Conselho de Cultura localizada, fazer também essa ponte com esse espaço de discussão e de poder de decisão política”, completou.

Como funciona a eleição dos Conselhos Regionais de Cultura

No DF, são 33 Conselhos Regionais de Cultura, um por Região Administrativa (RA). Cada Conselho Regional é composto por 12 conselheiros. Desses, três pertencem ao Poder Público, sendo eles o(a) Administrador(a) Regional, o(a) Gerente de Cultura, – eleito(a) pela comunidade em lista tríplice e escolhido(a) pelo Administrador-, e o terceiro(a) conselheiro(a) é indicado(a) pela Coordenação de Ensino da RA.

Os outros nove conselheiros, representantes da sociedade civil, são eleitos diretamente pelos Conselheiros Regionais.

Conselho de Cultura do Distrito Federal

O Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF), um dos mais representativos órgãos do Sistema de Arte e Cultura (SAC) também elegeu sua nova composição recentemente, com realização de escrutínio entre os dias 8 e 18 de abril.

Segundo a Lei Orgânica da Cultura (LOC DF)– Lei nº 934, de 07 de dezembro de 2017, Artigo 10, o Conselho de Cultura do Distrito Federal – CCDF, é um órgão colegiado deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, com composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil, constitui o principal espaço de articulação e participação social de caráter permanente na estrutura do SAC-DF.

A Secretaria de Cultura presta apoio técnico e administrativo ao CCDF.

A LOC DF determina que devem ser 20 candidatos, ou 5 por cadeira, a concorrer ao pleito.

Cada candidato deve ser indicado por instituições e ou entidades culturais, sendo que, cada instituição, pode indicar até quatro nomes.

Assista aos vídeos de apresentação dos novos Conselheiros de Cultura do Jardim Botânico:


Sadi Carmo



Janice Affonso



Edelson Nagues



Ronaldo Ferreira



Mylla Sousa

PTDF

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo