NOTA DO PT-DF: O caos na Saúde do DF merece ser investigado

Diante do cenário alarmante e caótico que assola a saúde pública no Distrito Federal, e em solidariedade às famílias que têm perdido entes queridos com essa tragédia, o Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF) vem a público expressar sua profunda preocupação e indignação com a situação enfrentada pela população.

O descaso e a negligência por parte do governador Ibaneis Rocha e Celina Leão têm resultado em uma deterioração significativa dos serviços de saúde, afetando diretamente a vida dos cidadãos e cidadãs do DF. Hospitais superlotados, UPAs sem atendimento eficaz, falta de profissionais, escassez de medicamentos, enormes filas para transplantes e cirurgias são apenas alguns dos graves problemas que têm sido enfrentados cotidianamente pela população.

O PT-DF e seus parlamentares manifestam seu total apoio à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, a fim de investigar de forma ampla e transparente as causas e responsabilidades pelo colapso do sistema de saúde no Distrito Federal. Em especial tudo que se refere ao fracassado e incompetente projeto do IGES/DF (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal).

É fundamental serem apuradas as possíveis irregularidades, se ocorreram desvios de verbas ou má gestão de recursos e as demais questões que estejam contribuindo para a crise atual. A população tem o direito de saber a verdade e de exigir medidas concretas para solucionar os problemas que afetam sua saúde e seu bem-estar.

O PT-DF reitera seu compromisso com a defesa do direito à saúde como um direito fundamental de todos os cidadãos e cidadãs. Apoiará as mobilizações populares para efetivação da CPI e continuará lutando incansavelmente por políticas públicas que garantam um SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) forte, público, eficaz, acessível e de qualidade para toda a população do Distrito Federal.

Brasília-DF, 27 de maio de 2024.

Comissão Executiva Regional do PT-DF

You May Also Like

More From Author