ArtigosBannerDiretório Regional PT DFDistrito FederalNacional

Triunvirato Tenebroso: Olha o perfil de quem o Ibaneis escolhe para cuidar da nossa segurança

Pela primeira vez o DF tem presos, um ex-comandante da PMDF e um ex-diretor da PCDF

O Distrito Federal registra um episódio inédito em sua história, que deixa os cidadãos estarrecidos com as escolhas do Governador Ibaneis para montagem do seu secretariado. Na segurança pública a situação é ainda mais crítica.  Três nomes ligados à gestão da segurança pública, incluindo um ex-comandante-geral da Polícia Militar (PMDF), um ex-diretor da Polícia Civil (PCDF) e um ex-ministro da Justiça da gestão anterior de Bolsonaro, nomes que estão ou estiveram atrás das grades nas últimas semanas. Essa situação inusitada faz-nos questionar as alianças estabelecidas no governo Ibaneis Rocha que, inclusive, tem a ver com o Golpe de 08 de janeiro

No último sábado (4/11), o delegado Robson Cândido foi preso preventivamente, acusado de abusar da estrutura policial para perseguir sua ex-amante. A decisão judicial, traz à tona os motivos e detalhes que levaram à sua prisão. O relato da vítima, que descreve perseguições constantes por parte de Robson, demonstra o uso indevido de medidas de monitoramento, configurando o crime de stalking. Alarmante é o fato de que, mesmo após ser notificado das medidas protetivas concedidas à vítima, nenhum passo foi dado para encerrar o monitoramento eletrônico sobre ela.

O caso de Robson Cândido não é o único a abalar o cenário da segurança pública na capital do país. Anteriormente, o comandante da PMDF, o coronel Klepter Rosa Gonçalves, também foi preso em 18 de agosto pela Polícia Federal em relação aos ataques antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro.

Outro que esteve preso por quatro meses e neste momento está em liberdade provisória com uso de tornozeleira eletrônica é o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública de Ibaneis, Anderson Torres. No processo está sendo provada sua conivência com os atos golpistas de 8 de janeiro.

O atual panorama de segurança no governo atual é motivo de profunda crise e coloca em risco não apenas a segurança da população, mas também a credibilidade das instituições policiais.

A sociedade anseia e merece uma gestão da segurança pública baseada em princípios de integridade e justiça e os acontecimentos recentes apenas servem para minar a confiança nesse importante pilar da administração pública. É imperativo que sejam tomadas medidas urgentes para reverter essa situação e restaurar a confiança na segurança pública, protegendo assim os interesses e o bem-estar da população.

Comunicação PTDF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo