BannerDistrito FederalGeralHomeNacionalSem categoria

Jacy Afonso participa de homenagem a Luiz Gushiken na Câmara Federal

Sessão solene na Câmara ocorreu na última quinta, dia 14

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (14), sessão solene em homenagem póstuma ao ex-deputado constituinte e ex-ministro das Comunicações, Luiz Gushiken. A solenidade foi proposta pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e teve a participação do presidente do PT-DF, Jacy Afonso, como convidado na mesa.

O presidente Jacy Afonso destacou o papel estratégico que Gushiken teve na campanha à presidência de Lula em 89, levando-o ao segundo turno. “O próprio Brizola reconheceu a importância do Gushiken, afirmando que se ele fosse estrategista do PDT quem estaria no segundo turno seria ele e não Lula”, declarou Afonso.

O papel estratégico do ex-ministro em diversas lutas dos bancários também foi destacado pelo presidente do PT-DF. “Gushiken foi fundamental na campanha salarial de 85. Ele conseguiu juntar os revolucionários da CUT com os sindicatos nacionais, resultando numa greve nacional da categoria, que anos depois conquistou o contrato coletivo para os bancos privados. Em 92, e em 2004, já como ministro do governo Lula, tivemos a inclusão do Banco do Brasil e da Caixa”, destacou Jacy Afonso.

O ex-ministro e ex-deputado Ricardo Berzoini destacou que Gushiken foi um militante incansável, com uma importância fundamental na história do Brasil recente, particularmente na constituição da luta sindical e na luta pelos direitos previdenciários. “Para mim, Gushiken foi um conselheiro muito importante, não faltava na hora em que debatemos projetos de futuro, o papel dos fundos de pensão no Brasil e o papel da previdência pública”, afirmou o ex-ministro.

A secretária nacional da comunidade Bahá’í do Brasil destacou o papel de Gushiken na construção de uma comunidade mais justa, pacífica e evoluída. Já a jornalista Fernanda Otero fez uma fala emocionada sobre a importância do ex-ministro para a construção dos governos petistas e das políticas públicas voltadas para os mais pobres no país.

Homenagem de Parlamentares

O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PT-PR), falou em nome da bancada do partido, destacando que Gushiken foi um estudioso dos problemas que afetam o cotidiano da sociedade moderna, pensando no médio e longo prazo. “O companheiro Gushiken foi um homem íntegro que dedicou sua vida à construção de um Brasil mais justo e solidário. Em todos os espaços por onde atuou, sempre defendeu a democracia, a classe trabalhadora e um mundo com mais harmonia e justiça social. É indelével sua contribuição generosa para a construção do Brasil que sonhamos juntos”, afirmou Dirceu.

Já a deputada Erika Kokay (PT-DF) disse que Luiz Gushiken foi imprescindível para o país e que continua aprendendo todos os dias com o ex-ministro. “Eu tive a oportunidade de conhecer Gushiken no movimento bancário. Nós éramos da Caixa e lutávamos pelo direito à sindicalização porque não éramos considerados bancários e ele traçou junto com a gente os caminhos necessários para enfrentar todas as lutas”, destacou Kokay.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo