No próximo sábado, 01/04, tecnólogos em agroecologia apresentarão a Associação de Agroecólogos do Distrito Federal (ASAG-DF) para a população na Feira da Ponta Norte. Embora seja uma profissão ainda pouco conhecida, a lei 3.710 de 2019, regulamenta a prática dos tecnólogos em agroecologia. A agroecologia é uma ciência emergente e em construção que integra diversas disciplinas, é ciência, é prática e movimento
Segundo Maria da Conceição do Nascimento Oliveira, ou Ceiça, com mestrado em meio ambiente pela UNB e primeira presidenta da ASAG-DF, o encontro será focado em explicar para a população o o que é agroecologia e abrir mercado de trabalho para os profissionais da área.
A presidenta ainda ressalta que a escolha pela Feira da Ponta Norte se deu pelo perfil dos frequentadores, “Incentivamos a relação produtores, consumidores e valorizamos os mercados populares pois eles fortalecem a economia local. Queremos mais produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar, queremos uma produção de alimentos livres de agrotóxicos, diversificada e acessível a todas as pessoas, que sejam bons para a vida e para o meio ambiente”.
A ASAG-DF
Fundada em março de 2023, a ASAG-DF contará com parceiros de peso para divulgar e fazer a agroecologia acontecer no DF: Embrapa, Emater, IFB e UnB.
As instituições estarão presentes no evento, promovendo um diálogo sobre diversos aspectos da agroecologia, ampliando o debate e explicando junto ou público o que ela de fato é. A Asag-DF está no centro desse desafio, mostrar o papel dos agroecólogos e agroecólogas em diversos segmentos profissionais na sociedade.
Serviço
Feira da Ponta Norte e Asag-DF convidam: Apresentação da Associação de Agroecólogos do DF, primeira no Brasil.
Data: Sábado (01/04),
Horário: 9h,
Local: SQN 216 (216 norte)
Haverá a distribuição de alimentos de café da manhã, a ASAG-DF pede que os participantes levem seus próprios copos e canecas.