BannerDistrito Federal

Encontro de Mobilização e Mutirão dos Comitês Populares agitam o fim-de-semana no DF

Com o sucesso das atividades do Mutirão, o presidente do PT DF, Jacy Afonso, já convoca a militância e os Comitês para organizar a mobilização pela vinda de Luis Inácio Lula da Silva ao DF, no dia 12 de julho.

No último fim-de-semana, 24, 25 e 26 de junho, o Mutirão Vamos Todos Juntos pelo Brasil, acionou os Comitês Populares de Luta em todo o país. Aqui no DF, os Comitês promoveram diversas atividades, entre elas, o Primeiro Encontro de Mobilização e Organização dos Comitês, realizado na tarde de sábado (25).

Com a participação de 86 Comitês Populares e mais de 100 coordenadores e coordenadoras, durante o evento foram apresentadas atividades que já estão sendo desenvolvidas pelos Comitês, bem como sugestões para que novas iniciativas sejam criadas.

Entre os Comitês destacados no Encontro, estão o Comitê de Mulheres da Chaparral, em Taguatinga, que reúne mulheres desempregadas, artistas, mães e ativistas. “Nesse espaço, as mulheres se organizam e promovem pequenas feiras, onde expõem seus produtos e, ao mesmo tempo, levantam a bandeira do Comitê de Luta que, em si, já é um ato político. O importante é estarmos próximos do povo, nas ruas, nas feiras, nas praças e trazer o povo para perto de nós”, diz a Secretária de Formação do PTDF, Leda Gonçalves, uma das organizadoras do Encontro.

Também um destaque importante na atividade foi o Comitê de Lutas dos Policiais Civis Antifascismo, cujas principais bandeiras são, justamente, as ações do Partido dos Trabalhadores voltadas para a Segurança Pública. “Os maiores avanços para o Brasil na área da Segurança Pública foram feitos pelo PT. Em nosso Comitê, estamos mostrando para as pessoas o que Lula já fez, não precisamos inventar nada, basta ver o que esse partido e o ex-presidente Lula já fizeram pelo setor”, disse um dos coordenadores do Comitê.

Além desses, os Comitês Dona Maria do Areal e da Ponte Jk, foram apresentados com louvor, diante das várias atividades bem sucedidas que estão sendo realizadas. No Dona Maria do Areal, encontros culturais, religiosos, rodas de prosa, panfletagens, ocorrem todos os fins de semana. Já o Comitê da Ponte JK, realiza faixaços todas as semanas na principal via de ligação entre as Zonais Paranoá, Jardim Botânico e São Sebastião, atingindo milhares de motoristas, com mensagens criativas e bem humoradas, como “Lula, nós vamos te eleger”, “Tá tudo caro, a culpa é do Bolsonaro”, ‘Chega de ovo, Lula de novo”.

O Comitê Marisa Letícia, que funciona no Congresso, está focando em atividades envolvendo os funcionários terceirizados e o objetivo é criar um Comitê Popular em cada andar do Anexo 4 da Câmara. Também, já está em fase de organização, a realização de panfletagens semanais na rodoviária do Plano Piloto.

Já o Comitê da Ponta Norte Democrática, que reúne as quadras 15 e 16 da Asa Norte, realiza panfletagens no comércio local todos os fins de semana. Eles mapeiam o território para orientar as intervenções em diversos setores do comércio na região. Entre as atividades desse Comitê, está o Pedal pela Democracia, que foi realizado no domingo (26), no Eixão Norte.

As próximas atividades dos Comitês Populares estão voltadas para a vinda do ex-presidente Lula ao DF, no dia 12 de Julho.

O Presidente do PT DF, Jacy Afonso, conclama a toda a militância, as Zonais, Secretarias e os Comitês Populares para a organizar a recepção a Lula: “Foram um sucesso as atividades do Mutirão dos Comitês Populares, tanto o Encontro de Mobilização, que acendeu a chama do entusiasmo e da criatividade, características naturais da nossa querida militância, quanto as demais iniciativas realizadas em todo o Distrito Federal. Agora vamos preparar a vinda do Lula ao DF e já convocamos as Zonais, Secretarias e Setoriais para se envolverem nas atividades e na mobilização e promovermos uma grande recepção ao nosso presidente Lula. Já estamos preparando diversas ações para apresentar a todos e, juntos, realizarmos um maravilhoso evento para o presidente do Brasil da Esperança”, enfatiza o dirigente.

Outras atividades realizadas pelo Mutirão Vamos todos Juntxs pelo Brasil, no fim-de-semana, foram o lançamento do Comitê pela Reforma Agrária Popular do DF e Entorno, que aconteceu em Planaltina, na sexta-feira (24). Também, o Comitê 1º de Maio, juntamente com o Espaço da Democracia e o PT Sobradinho, realizaram, no sábado (25), a ‘Caminhada contra a fome, a carestia, todo tipo de violência e retirada de direitos’. A ação chamou a atenção nas ruas da cidade com faixaços e buzinaços. Esta atividade teve a presença de Rosilene Corrêa, Maria América, que coordena o Comitê, e Jacy Afonso.

O Comitê Popular de Luta – ITINERANTE – organizado pelo PT Cruzeiro, se manifestou em frente à Feira Permanente do Cruzeiro, com bandeiras e faixas, contra a carestia e pela volta de Lula presidente.

Além disso, a pedalada pela democracia no Eixão Norte, no domingo (26), panfletagens, rodas de conversa, faixaços, apresentações musicais, entre outras ações, movimentaram a cena política na capital federal no fim-de-semana.

Confira o vídeo em que Jacy Afonso convoca para as atividades de recepção a Lula:



Veja a galeria de algumas das atividades do Encontro de Mobilização e do Mutirão dos Comitês no fim-de-semana.

A Sinergia Petista em plena atividade no Comitê Popular de Lutas 1º de Maio, de Sobradinho: caminhada, bandeiraço, buzinaço e faixaço movimentaram as ruas da cidade




JÁ CRIOU SEU COMITÊ POPULAR DE LUTA?

Siga os passos e monte o seu espaço de democracia, diálogo, cultura e compartilhamento! Venha conosco construir o Brasil da Esperança!
1– Reunir presencial ou digitalmente um grupo de pessoas que queiram construir um Comitê;
2– Definir em que rua, comunidade, bairro, cidade, local de estudo, local de trabalho ou luta setorial o Comitê vai atuar;
3– Registrar o Comitê no portal comitepopular.org.br e indicar até três pessoas que vão receber os materiais e orientações, por e-mail, Whatsapp e Telegram;
4– Planejar e realizar as atividades. É importante começar, mesmo que sejam atividades simples com um grupo pequeno.
5-Envie informações e fotos do seu Comitê para o PTDF: comitedelutasdf@gmail.com
6-Acesse o site Comitê Popular de Luta. Nele você encontra informações e material para as redes e impressão: comitepopular.org.br

PTDF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo