O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal divulgou, nesta terça-feira (12), a Convocação para o Encontro Regional de Táticas e Estratégias Eleitorais para 2022. O documento, elaborado pela Comissão Executiva, durante reunião ocorrida na segunda-feira (11), estabelece as datas, critérios e regulamento para o Encontro.
Com o adiamento do lançamento da candidatura de Luis Inácio Lula da Silva, que estava previsto para o dia 30 de abril, para o dia 7 de maio, o Encontro de Delegados e Delegadas foi definido para os dias 13 de maio, sexta-feira à noite e, 14 de maio, durante todo o dia.
No Encontro, os 300 Delegados(as) definirão os(as) pré-candidatos(as) aos cargos majoritários e proporcionais.
O Diretório Regional havia apontado a companheira Rosilene Corrêa como pré-candidata ao GDF. No entanto, há também a pré-candidatura do companheiro Geraldo Magela. A definição da candidatura do PT ao Governo do DF ocorrerá, portanto, durante o Encontro.
O presidente do PT DF, Jacy Afonso, lembra da importância da definição da candidatura ao GDF. “Vamos decidir qual nome será apresentado aos partidos políticos do Distrito Federal, tanto os que compõem a Federação, como daqueles que queremos coligar. Além, é claro, de apresentarmos o nome do PTDF ao PT Nacional, visando a eleição do presidente Lula e dos demais candidatos nos Estados.”
Ele reitera que o objetivo do partido é derrotar Ibaneis Rocha (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) e que, para isso, as candidaturas devem ser competitivas.
Além disso, Jacy acrescenta que o Encontro Regional também vai discutir como implementar e impulsionar a criação dos mil Comitês Populares de Luta que o PTDF pretende constituir. “Os Comitês podem ser nas quadras, nos bairros, acampamentos, assentamentos, em empresas públicas, por categorias e segmentos sociais. O importante é ter espaços de luta, resistência e democracia.”
O Secretário Geral do PTDF, Geovanny Silva, destaca o caráter democrático do Encontro Regional, com a participação dos 300 Delegados(as) que irão definir a nominata para a disputa à Câmara Legislativa e à Câmara Federal. “Pretendemos aumentar nossa bancada distrital de dois para três parlamentares, bem como assegurar o importante mandato da deputada Erika Kokay na Câmara Federal”, diz ele.
As inscrições das pré-candidaturas a deputados e deputadas distritais, federais, ao Senado e ao Governo do Distrito Federal podem ser realizadas até o dia 6 de maio e devem ser registradas pela Secretaria Regional de Organização (Sorg), no sistema Candidate-se, disponível na Área PT.
Leia na íntegra o edital de Convocação do Encontro Regional de Táticas e Estratégias Eleitorais 2022 e baixe os formulários de inscrições para as pré-candidaturas.
PT DF