BannerDistrito Federal

Zonais PT DF: Diretório de Planaltina tem Odetino Dias à frente da gestão

Odetino Pereira Dias é natural do Tocantins, filho de família numerosa com seis irmãos e seis irmãs. Em Brasília desde 1982, seu primeiro emprego na capital foi como porteiro no Hospital Universitário de Brasília

Em 1985 iniciou sua luta por moradia, com a ocupação de um barraco na Vila Nossa Senhora de Fátima, em Planaltina do DF. Mais tarde a Vila seria um dos principais trabalhos sociais desenvolvidos por Odetino na região.

Filiado ao PT desde 1988, passou a militar nos movimentos populares em busca de melhorar a qualidade de vida da comunidade de Planaltina, passando a integrar a organização do partido na cidade.

Após a formação em um curso de vigilante armado, em 1989, o atual presidente do PT Planaltina foi eleito delegado  sindical, tendo sido reconduzido por dez mandatos.

Em julho de 1991, Odetino, juntamente com os moradores da Vila Nossa Senhora de Fátima, travaram grande batalha com o ex-governador Joaquim Roriz, que determinou a remoção de 450 famílias da Vila.

Já como integrante da direção do PT, em 1994, foi um dos coordenadores da campanha do ex-petista Cristovam Buarque ao GDF. Em 1997 assumiu a função de assessor especial da gabinete da Administração Regional de Planaltina.

No ano de 1995 a comunidade o elegeu para o Conselho Tutelar local por dois mandatos.

A primeira Associação dos Conselhos Tutelares do DF foi criada em 2002, durante sua gestão.  

Em 2006 foi candidato a deputado federal, tendo obtido 1405 votos em Planaltina.

Em dezembro de 2007, passou a militar no campo democrático socialista (CDS), com os companheiros Paulo Tadeu e Ricardo Vale.  

Visando contribuir de maneira mais qualificada para a luta política, em 2014 formou-se bacharel em Direito pela faculdade IESGO, de Formosa de Goiás.

Atividades da Zonal

Entre as principais atividades do PT Planaltina estão os faixaços, denunciando os governos de Ibaneis e Bolsonaro, reuniões com a comunidade e a militância no Comitê Dona Zina, além de palestras com nomes importantes do partido, como José Dirceu e o ex-governador Agnelo Queiroz. Em 2022, a Zonal inaugurou o 1º Comitê Popular de Lutas, também no Comitê Dona Zina.


Conheça a RA VI – Planaltina (RA-PLAN)

A Região Administrativa de Planaltina (RA-PLAN) foi criada em 19 de agosto de 1859 pela Lei nº 03 da Assembleia Provincial de Goiás. Criou-se, então, o Distrito de Mestre D’armas, que nos termos da lei pertencia ao município de Formosa. Mais tarde, esta passou a ser a data oficial da fundação da cidade, conforme o disposto no artigo 2º do Decreto “N” nº 571, de 19 de janeiro de 1967.

A história da cidade, porém, começou bem antes, logo após a passagem da Comissão Cruls que esteve na região para estudar onde seria a futura capital do Brasil. O então Presidente da República Epitácio Pessoa baixou o decreto nº 4494, em 18 de janeiro de 1922, determinando o assentamento da Pedra Fundamental. No dia 7 de setembro de 1922, a pedra foi lançada exatamente onde pretendia-se construir a futura capital do Brasil.

Planaltina, distante 38,5 quilômetros do Plano Piloto, é a mais antiga das regiões administrativas do Distrito Federal. Conserva, em suas ruas estreitas, centenários casarões. O local, na época chamado de Vila Mestre D’Armas, devido a um armeiro que morou na região, era ponto de escoamento do ouro retirado de Goiás e em 1917 a cidade foi batizada com o nome atual.

Planaltina oferece ao visitante atrações como cachoeiras, casas antigas, centro histórico, festas tradicionais, parques ecológicos e o Vale do Amanhecer, uma das maiores comunidades místicas do país.

A mais importante reserva ambiental da América do Sul, a Estação Ecológica de Águas Emendadas, também se localiza próxima à cidade. Na área urbana, as maiores atrações são a Igreja de São Sebastião, a Igreja Matriz e o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, que conserva a memória da cidade e oferece aos visitantes artesanato da região, destacando-se a cerâmica e a tapeçaria.

O calendário de eventos da cidade é extenso. Os visitantes podem apreciar festas tradicionais como a Folia do Divino Espírito Santo e a Via Sacra – representada por atores da cidade, e que leva um público de todo DF e entorno ao Morro da Capelinha, durante as comemorações da Semana Santa. (Fonte: Administração Regional)

PT DF

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo