BannerDistrito Federal

Zonais do PT: Presidente do PT Taguatinga, Pedro Lacerda destaca trabalho conjunto do Diretório


O presidente do PT Taguatinga, Pedro Lacerda, destaca que o Diretório desenvolve um trabalho coletivo de fortalecimento do partido na cidade e que a sua participação vem somar às iniciativas desenvolvidas por todos os integrantes da Zonal.

Ele explica que, desde a sua constituição, o atual Diretório tem realizado diversas ações com a finalidade de expandir a importância do Partido dos Trabalhadores. Entre elas, ele ressalta a  organização da Rede de Solidariedade de Taguatinga, que atendeu centenas de pessoas em vulnerabilidade durante a pandemia, a luta pela revitalização do Teatro da Praça, importante instrumento da cultura local, a organização de atividades visando recuperar as finanças da Zonal, o combate ativo aos governos de Jair Bolsonaro e Ibaneis, com atividades de rua, faixaços e utilização de carros de som, a criação de um movimento para revitalizar e ampliar os parques da cidade, bem como o plantio de árvores.

Como as demais Zonais do PTDF, Pedro Lacerda diz que o PT Taguatinga está voltado para a criação de Comitês Populares de Luta, visando a eleição de Lula presidente.

Conheça a RA III – Taguatinga

A cidade foi fundada em 5 de junho de 1958 em terras do município de Luziânia – Goiás, na Fazenda Taguatinga, a oeste de Brasília. Seis meses após a instalação dos primeiros habitantes, Taguatinga já era uma realidade, já funcionavam no local escolas, hospitais, casa para professoras e estabelecimentos comerciais. Era o princípio do povoamento da primeira cidade-satélite de Brasília.

Em 1970, o governador Hélio Prates da Silveira, por meio do Decreto 571/70, reconhece oficialmente Taguatinga como cidade.

A denominação Taguatinga adveio de uma fazenda de mesmo nome, localizada na região hoje ocupada pela cidade de Taguatinga. Em um primeiro momento, o termo “Tauá + Tinga”, do tupi-guarani, foi traduzido equivocadamente para Ave Branca, o que justifica o fato de nomes de instituições e empresas referência à “Ave Branca”. Posteriormente, tese lingüística do poeta Antônio Garcia Muralha revelou que Taguatinga de “Ta’Wa’Tiga”, significa “barro branco”, ocorrência geológica que se verifica na região, e que “Ave Branca” vem de “Uirá-Tiga”.

Taguatinga fica localizada a cerca de 19 quilômetros de Brasília, no Distrito Federal.

Acesse a cartilha completa sobre a cidade: clique aqui



PT DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo